Descubra como manter seu animal de estimação em um peso saudável, seguindo dicas simples

Como amantes de animais de estimação, procuramos maneiras de ajudar a promover a qualidade de vida do nosso cão ou gato.

Um passo importante para a saúde e o bem-estar a longo prazo é garantir que seu animal de estimação esteja com um peso saudável.

Neste post, ajudamos a explicar como pode ser um peso saudável e detalhamos algumas maneiras de ajudar a alcançar ou manter uma condição corporal ideal para seu cão ou gato.

Como é um peso corporal saudável para animais de estimação

Não existe um peso saudável “tamanho único” para animais de estimação e, dependendo da raça, altura e idade de um gato ou cachorro, as recomendações para o peso ideal variam.

No entanto, os amantes de animais de estimação ainda devem prestar muita atenção à condição corporal de seu animal de estimação (também conhecido como físico) e trabalhar com um veterinário para identificar possíveis problemas de peso precocemente.

Para determinar se o seu animal de estimação corre o risco de ficar acima do peso ou obeso, tente uma verificação de condição corporal em casa ou aprenda como os veterinários realizam o teste dos dedos.

Embora esses testes possam ser feitos em casa, um veterinário de confiança ainda é o melhor recurso para ajudar a aconselhar se um cão ou gato está com peso saudável.

Como regra geral, os donos de animais de estimação devem ser capazes de sentir as costelas de um gato ou cachorro com o mínimo de gordura cobrindo-as.

A cintura de um animal de estimação deve ser facilmente determinada ao olhar para ele de cima, e uma inclinação ascendente do estômago deve ser visível ao observar os animais de lado. A barriga de um gato ou cachorro nunca deve ficar pendurada no chão.

Por que um peso saudável é importante

Por que é importante manter seu animal de estimação em uma condição corporal saudável? Lembre-se, manter um peso saudável pode ajudar a melhorar a qualidade de vida do seu animal de estimação.

Ao considerar levar para seu animal de estimação um lanche humano da mesa, lembre-se de que um cão ou gato com sobrepeso ou obeso pode sofrer de sérios problemas de saúde relacionados.

Alguns dos principais riscos à saúde , que podem causar desconforto ao seu animal de estimação e diminuir sua qualidade de vida, incluem:

  • Diabetes
  • Doença cardíaca
  • Pancreatite
  • Doença renal
  • Artrite
  • Câncer

O papel da dieta no alcance de um peso saudável

Depois de identificar um possível problema de peso, um veterinário pode recomendar que um gato ou cachorro mude temporariamente para uma ração para perda de peso ou controle de peso para ajudar a alcançar um peso mais saudável e confortável.

Esses alimentos para animais de estimação incluirão variações específicas para ajudar seu animal de estimação, como aumento de fibras, proteínas e outros nutrientes essenciais para ajudar seu cão ou gato a se sentir mais saciado e cheio, reduzir a mendicância e manter os músculos, reduzindo a ingestão calórica.

Esses alimentos podem ajudar a reduzir a ingestão calórica, mas ainda garantem que seu animal de estimação receba as quantidades certas de nutrientes essenciais.

É importante que os amantes de animais de estimação consultem seu veterinário ao determinar um plano de perda de peso antes de simplesmente alimentar menos do alimento regular do animal, pois isso pode privar cães ou gatos de nutrientes importantes.

Como ajudar os animais de estimação a alcançar e manter um peso saudável

Manter o peso saudável de um animal de estimação requer uma combinação de nutrição adequada, atividade e cuidados preventivos. Alguns passos importantes incluem:

  • Visitas Veterinárias Regulares: Os animais de estimação devem consultar um veterinário regularmente para check-ups, momento em que os proprietários podem perguntar sobre nutrição e discutir planos de perda de peso e gerenciamento, se necessário.

  • Pratique o controle de porções: Em casa, é importante que os donos de animais pratiquem o controle de porções com cães e gatos e garantam que eles estejam medindo o tamanho da porção recomendada para seu animal de estimação.

    Todos na casa são responsáveis ​​por manter os animais de estimação seguros e saudáveis ​​e devem acompanhar com precisão a quantidade de comida que um animal de estimação está recebendo todos os dias para evitar a superalimentação.

  • Tratamento consciente: algumas dicas simples de alimentação e tratamento podem ajudar a manter seu animal de estimação com um peso saudável.

    Por exemplo, evite dar restos de comida para animais de estimação com alto teor de gordura e calorias e limite o consumo de petiscos do seu animal de estimação a até 10% de suas calorias diárias.

  • Encontrar atividades divertidas: Manter-se ativo também ajudará a manter os animais de estimação com um peso saudável. Sejam caminhadas extras pela vizinhança, brincadeiras de pega-pega ou brinquedos para gatos, atividades divertidas podem ser uma ótima forma de exercício para os animais de estimação.

    Isso pode não apenas ajudar a aumentar o vínculo com nossos animais de estimação, mas também nos ajudar a permanecer mais ativos.

Para mais detalhes sobre como controlar o peso do seu peludo e mantê-lo feliz e saudável, marque uma consulta em uma das clínicas Apaixonados Por Quatro Patas mais próxima de você. Clique aqui 

Compartilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados

CONTATO

Endereço Matriz:

Rua Cachambi, 08 - Meier – Rio de Janeiro / RJ

Email

contato@apaixonadosporquatropatas.com.br

Atendimento Telefônico

Segunda a Sexta de 8h às 20h. Sábados de 9h às 17h. WHATSAPP APX: (21) 2042-2884

SIGA A GENTE

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

© 2022 | Apaixonados por Quatro Patas | Direitos Reservados

plugins premium WordPress