SOMOS A MAIOR REDE DE CLÍNICAS POPULARES DO BRASIL

Por que castrar um gato? Veja 4 razões agora mesmo!

Você sabe por que castrar um gato ou uma gata é tão importante e recomendável?

Se a sua resposta for não, é importante que leia atentamente as próximas linhas deste conteúdo que preparamos para você. Especialmente se você possui seu felino que está com idade certa para passar pelo procedimento.

Que, embora pareça ter suas desvantagens, traz grandes benefícios para a saúde, bem-estar e longevidade do gato ou da gata. E que também possui a sua cota de vantagens extras para o dono do animal.

Por isso, saiba agora as principais razões de porque castrar um gato é tão importante.

1 – Prevenção de doenças – a principal razão de porque castrar um gato

Muita gente ainda acredita que a principal razão para castrar um gato ou gata é a de inibir a sua capacidade de reprodução. Ou seja, castrar-se o felino, macho ou fêmea, para que ele não possa mais dar cria.

Mas, essa não é a principal, ou a melhor, razão para que você submeta o seu bichano ao procedimento de castração.

Isso porque a castração felina é uma das melhores formas de prevenir diversas doenças, algumas delas fatais.

Para começar, alguns tipos de câncer comuns em gatos e gatas são prevenidos através da castração. Como por exemplo, o câncer de mama, câncer de ovário e câncer cervical em gatas.

Em relação à prevenção do câncer cervical e de ovário, é importante que a castração seja realizada antes do primeiro ciclo estral (primeiro cio). Já em relação aos gatos machos, a castração ajuda a prevenir o câncer testicular.

Outras doenças que podem ser prevenidas, ou que tem seu risco de desenvolvimento drasticamente reduzido, como a leucemia felina e AIDS felina.

Como pode ver, castrar o seu gatinho ou gatinha ajudará o animal a ter uma vida mais saudável e com menos riscos de desenvolver sérias doenças.

2 – Manter seu animal em casa e diminuir o risco de perambulação

Seu gato ou sua gata costuma sair de casa sem mais nem menos? Simplesmente resolve sair por aí, e fica perambulando pelas ruas, subindo nos telhados… Então você vai adorar a segunda principal razão de porque castrar o seu gato ou gata.

Quando uma fêmea entra no cio, sua produção de certos hormônios aumenta e seus instintos estimulam a mesma a sair em busca de parceiros. Ou seja, essa é a maior razão para que a gata passe a sair mais de casa, a fugir, durante o cio.

Principalmente se a sua bichana for o único gato dentro da sua casa, ou se não houver um macho presente.

O mesmo acontece com os gatos machos, seus hormônios o impulsionam a buscar avidamente por uma parceira para se reproduzir. E, se você não tem uma fêmea em casa com quem ele possa procriar, adivinha o que acontece?

Isso mesmo, o bichano sairá de casa sempre que você esquecer uma porta ou uma janela aberta. E ele vai passar um bom tempo fora em busca de parceiras com quem ele possa se reproduzir.

Mas, é possível reduzir em muito essas fugas, quando não forem totalmente eliminadas, através da castração do seu gato ou gata.

É importante frisar que não só as fugas, mas o risco de acidentes e atropelamentos também caem muito ao castrar seu gato. Principalmente se você mora em cidades, ruas muito movimentadas, o seu bichano corre o risco de atravessar alguma rua e ser vítima de um acidente.

3 – Sua casa fica muito mais limpa

Um outro grande benefício para você castrar o seu gato, especialmente o macho, é a redução de sujeira dentro da sua casa.

Como todo bom territorialista, os gatos gostam de demarcar todo e qualquer ambiente que considerem seus. E como eles fazem isso?

Exatamente, os gatos urinam em todo e qualquer lugar que eles desejam para marcar que ali é território deles. E assim, afastar outros machos do “seu território” que poderiam competir pelas fêmeas do local.

Já gatos castrados não costumam urinar, ou borrifar, nos cantos da casa e demais locais. E quando ainda borrifam, o cheiro com toda certeza será muito mais suave.

E engana-se se acha que apenas os gatos costumam “demarcar” seu território. Gatas também tem o hábito de passar seus fluídos corporais em alguns locais quando elas entram no cio.

Esses fluídos, por sua vez, alertam os machos existentes nas proximidades do local que há uma fêmea pronta para reprodução. É uma forma de atrair para procriar.

Quando uma gata é esterilizada pelo procedimento de castração, ela para de entrar no cio, e por consequência para de passar fluídos para atrair os machos.

4 – Gatos castrados brigam muito menos

Os gatos, quando não são castrados, são muito impulsionados por hormônios a procurar companheiras para acasalar e a defender seu território de outros machos.

É por causa disso que ter sempre dois ou mais gatos não esterilizados em casa é certeza de confusão, de brigas. Que são intensificadas, principalmente, quando existe uma gata no cio nas proximidades.

Agora, quando os gatos são castrados, a menor ação hormonal leva os gatos a ficarem muito mais calmos e menos territorialistas. E como eles não têm mais a necessidade ou possibilidade de se reproduzirem, passam a brigar menos.

Consequências de não fazer a castração do seu gato ou não fazer no tempo certo

Além das principais razões de porque castrar um gato é muito importante, também existem algumas consequências ao não realizar o procedimento. Ou também, de não realizar a operação de castração na idade correta do gato ou da gata.

Que são as seguintes:

  • Maior propensão para o desenvolvimento de doenças como câncer de mama, ovário, testículos, Aids e Leucemia Felina;
  • Maior propensão a fugas de casa, brigas com outros animais
  • Mais sujeira em casa, borrifando nos cantos das paredes para marcar território
  • Entre outros

Gostou de saber quais as quatro principais razões de porque castrar um gato e quer saber mais sobre o procedimento?

Então basta conferir no link abaixo o nosso artigo completo sobre castração de gatos.

Compartilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados

CONTATO

Endereço Matriz:

Rua São Januário 527 - São Cristovão

Email

contato@apaixonadosporquatropatas.com.br

Atendimento Telefônico

Segunda a Sexta de 8h às 20h. Sábados de 9h às 17h. Tel: (21) 3090 0700

SIGA A GENTE

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

© 2022 | Apaixonados por Quatro Patas | Direitos Reservados