Conheça a história de animais resgatados
Quando um desastre, seja natural ou não, acontece, não apenas seres humanos são alvo de resgate.
Em momentos assim, todo e qualquer ser vivo além de ser considerado precioso, é um colírio para olhos em meio a tanta destruição, um consolo em meio a tantas mortes.
Neste texto listamos alguns casos de resgates de animais por todo o mundo, continue lendo para ver aqueles que, com a ajuda humana, sobreviveram a grandes desastres.
Aleks
No início do ano de 2023 um terremoto atingiu a Turquia e a Síria. Como resultado, milhares de mortos e diversas pessoas nos escombros.
Dentre os sobreviventes havia um ser de quatro patas: Aleks.
O corajoso cãozinho ficou 23 dias soterrado nos escombros de um prédio. Foram 23 dias sem água e comida.
O dia 28 de fevereiro de 2023, quarta-feira, foi um renascimento para o pobre cãozinho
Depois de resgatado foi entregue à associação turca de proteção animal Haytap, na cidade de Antakya.
Veja também o nosso texto “Com que costume devo levar meu pet ao veterinário?, clicando aqui
Furacão Harvey
Em agosto de 2017, numa sexta-feira, um furacão de categoria 4 (na escala Saffir-Simpson, que vai de 1 a 5) atingiu o Estado do Texas com ventos de 209 km/h.
O furacão foi batizado de Harvey e graças a ele mais de 200 mil pessoas ficaram sem energia no Estado do Texas.
Em setembro o furacão já havia passado por Houston, deixado 46 pessoas mortas, destruído dezenas de milhares de construções em todo o Texas e forçado mais de 1 milhão de pessoas a abandonarem suas casas. (Não deu para deixar 4 linhas)
E no Estado onde a Apollo 11 foi lançada, uma nova história emocionante foi feita.
Registros de resgates de animais chamavam atenção: eram famílias que, saindo de casa apenas com a roupa do corpo, carregavam seus animais nos braços em meio a enchentes de rios.
Brumadinho
Não somente no exterior que resgates foram feitos, no Brasil também.
O ano de 2019 mal havia acabado de começar e uma notícia trágica surpreendeu todo o Brasil: a barragem de Brumadinho foi rompida.
Foram 270 pessoas mortas e 3 desaparecidas. Dezenas de famílias choraram seus mortos e outras tantas tiveram a felicidade de reencontrar aqueles que consideraram perdidos.
Mas não foram apenas os seres humanos alvos desta tragédia. Os animais também não escaparam dela.
A Brigada Animal resgatou por volta de 70 animais: aves, répteis, equinos, bovinos, felinos e caninos.
Uma equipe, com veterinários, zootecnistas, voluntários e estudantes da região, resgatou 2 patos, 2 galos, 8 galinhas, 7 canários, 5 trinca-ferro, 1 azulão, 1 tico-tico, 1 cágado e 1 touro – todos em bom estado de saúde. (Não deu para deixar apenas 4 linhas).
O trabalho foi coordenado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG).
Os animais que não encontraram seus tutores foram encaminhados para adoção. O atendimento era feito em um hospital improvisado em uma fazenda da região.
Em momentos extremos, como estes, percebemos o valor da vida, e vemos que ela é preciosa, que um latido no meio do caos pode soar como música para aqueles que perderam a esperança.
Assim como a vida, a saúde do seu pet é preciosa para nós. Clique aqui e procure pela unidade Apaixonados mais próxima de você e marque um check-up!
Animais – resgatados – Brumadinho – Brasil