Chocolate para cachorro: dar ou não? Eis a questão.

Que o chocolate é uma das delícias mais apreciadas pelos humanos, isso não é novidade para ninguém.

Porém, será que podemos dar chocolate para nossos cachorros? Bom, infelizmente, para ele o chocolate não é um deleite adequado. Sabe por quê? Continue a leitura e descubra o motivo:

Por que o chocolate é tão ruim para os cães?

Os ingredientes tóxicos do chocolate incluem cafeína e uma substância química chamada teobromina. Chocolate escuro e chocolate de padeiro sem açúcar são os mais tóxicos, mas nenhum chocolate é seguro para animais de estimação.

Em geral, a quantidade de teobromina encontrada no chocolate é pequena o suficiente para que o chocolate possa ser consumido com segurança por nós como seres humanos.

No entanto, os cães, metabolizam a teobromina muito mais lentamente do que nós, por isso podem facilmente consumir uma quantidade suficiente para causar envenenamento por chocolate.

E os gatos?

Os cães podem estrelar sozinhos os holofotes do chocolate, mas a dose tóxica para gatos é ainda menor do que para cães! A diferença é que os gatos são menos propensos a comer chocolate, pois são incapazes de sentir doçura.

Muitos gatos apreciam o sabor rico e cremoso de sobremesas de chocolate, como bolo  de chocolate com uma camada tentadora de chantilly por cima, então não assuma que todos os felinos irão ignorar todas as formas do grão de cacau.

Ainda mais porque quando os gatos comem chocolate, é muito mais provável que seja uma ingestão de proporção tóxica.

Todos os tipos de chocolate são ruins?

A quantidade de cafeína e teobromina no chocolate varia com o tipo de chocolate. A regra geral é que quanto mais amargo o chocolate, mais cafeína e teobromina ele provavelmente contém.

Por exemplo, o chocolate sem açúcar contém quase sete vezes mais teobromina do que o chocolate ao leite. O chocolate branco também é potencialmente tóxico, mas contém menos cafeína e teobromina do que o chocolate ao leite.

O que acontece quando um cachorro come chocolate suficiente para ser perigoso?

Os sinais clínicos de intoxicação por chocolate podem começar a ocorrer dentro de uma hora após a ingestão, mas podem demorar mais se o animal tiver comido recentemente e estiver com o estômago cheio.

A cafeína e a teobromina são estimulantes do cérebro e do coração. Os sinais clínicos refletem isso e podem incluir hiperatividade, aumento da frequência cardíaca, tremores musculares, mas mesmo os pais de animais mais vigilantes não costumam perceber esses sinais.

O primeiro e mais comum sinal observado pelos proprietários é o vômito. Diarréia, letargia, respiração ofegante, ansiedade, inquietação e convulsões podem ocorrer em breve.

As complicações associadas à intoxicação por chocolate podem levar à morte em até 24 horas após a ingestão! Esta não é uma situação em que você deseja esperar alguns dias e avaliar como o animal de estimação se comporta.

O que fazer se o meu cachorro comer chocolate?

Se houver suspeita de ingestão de chocolate, entre em contato com um veterinário imediatamente! Esteja pronto para fornecer algumas informações básicas: o peso do seu animal de estimação, o tipo de chocolate ingerido, quando foi consumido e uma estimativa da quantidade de chocolate ingerida.

Mesmo que você não tenha certeza das quantidades, é possível calcular estimativas e descobrir se seu animal de estimação ingeriu uma quantidade perigosa de ingredientes tóxicos.

Isso mesmo! Os veterinários podem realmente calcular a quantidade de cafeína e teobromina que foi ingerida. Desta forma, podemos determinar se seu animal de estimação está em risco de uma reação tóxica ou se você pode descansar confortavelmente pelo resto da noite sabendo que não há risco real.

Devo induzir o vômito em casa?

Como regra geral, induzir o vômito em casa não é recomendado, pois pode fazer com que seu animal de estimação aspire ou vomite parte do conteúdo do estômago na traqueia ou nos pulmões, o que pode desencadear uma pneumonia brutal.

Seu veterinário pode contornar esse risco usando um tubo especial chamado tubo nasogástrico, que guia o conteúdo do estômago com segurança para fora do nariz do animal.

Além disso, se a ingestão ocorreu há mais de alguns minutos, pode ser tarde demais para induzir o vômito. Seu veterinário pode administrar carvão ativado ao seu animal de estimação. Este é um líquido que é administrado por via oral e limita a absorção de qualquer coisa no estômago e no intestino superior.

O que mais o tratamento envolve?

Seu veterinário provavelmente pode recomendar a hospitalização para administração de fluidos intravenosos (para ajudar a liberar os produtos químicos do sistema do seu animal de estimação) e para monitoramento. Medicamentos de suporte e adicionais também são administrados caso a caso básico.

Para a maioria dos casos simples de envenenamento por chocolate, os animais de estimação só precisam ficar no hospital por um ou dois dias. Animais de estimação severamente afetados podem ter que ficar um pouco mais.

Agora que você já sabe dos perigos que dar chocolate para o seu cachorro envolve. A recomendação é: nunca dê chocolate para o seu cachorro. Não importa o quanto ele peça. Lembre-se: o racional da relação é você. 😉

Se gostou desse conteúdo, deixe seu comentário e compartilhe essa informação com o maior número de pessoas. Afinal, este é um conteúdo que pode salvar a vida dos peludos.

Até mais!

Referências:
https://pt.animalthai.com/id-chocolate-toxicosis

Compartilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados

CONTATO

Endereço Matriz:

Rua Cachambi, 08 - Meier – Rio de Janeiro / RJ

Email

contato@apaixonadosporquatropatas.com.br

Atendimento Telefônico

Segunda a Sexta de 8h às 20h. Sábados de 9h às 17h. WHATSAPP APX: (21) 2042-2884

SIGA A GENTE

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

© 2022 | Apaixonados por Quatro Patas | Direitos Reservados

plugins premium WordPress