Sua cadela entrou no cio? Aqui está tudo o que você precisa saber

Sua cadela entrou no cio? Aqui está tudo o que você precisa saber

Você tem um cão macho ou fêmea, que ainda não foi castrado? Neste caso, conhecer os sinais de uma cadela no cio é muito importante tanto para os machos quanto para as fêmeas. Isso pode ajudá-lo(a) a:

  • Estar melhor preparado para a experiência;
  • Prevenir gravidez indesejada/novos filhotes;
  • Planejar os filhotes quando você os quiser;
  • Evitar situações perigosas; cães no cio podem ser muito imprevisíveis e até fugir de casa.

Então, quais são os sintomas mais comuns de uma cadela no cio? O que você pode esperar quando sua cadela está no cio? Aqui estão as respostas para as perguntas mais frequentes sobre cães no cio.

O que significa quando uma cadela está no cio?

Uma cadela no cio refere-se ao momento na vida de uma cadela quando ela está fértil e pronta para procriar. É o estágio no ciclo reprodutivo de uma cadela quando ela está ovulando e, portanto, aberta a parceiros em potencial.

Cuidado – durante esse período, sua cadela pode agir de forma engraçada, apresentando os sintomas clássicos de uma cadela no cio . E como ela está aberta ao acasalamento, há uma possibilidade real de que sua cadela fique grávida durante esse período. Portanto, você pode precisar tomar medidas para evitar uma gravidez indesejada.

Quando os cães entram no cio?

Os cães têm seu primeiro ciclo de cio quando atingem a puberdade: o momento em que se tornam sexualmente maduros e capazes de se reproduzir. Isso geralmente acontece por volta dos seis meses de idade, mas a idade exata pode variar de acordo com a raça.

Cães pequenos são conhecidos por iniciar seu ciclo estral mais cedo, enquanto raças grandes ou gigantes podem não ter seu primeiro cio até os 18 – 24 meses.

O cio e a reprodução em cães domesticados podem acontecer em qualquer época do ano – não está associado a nenhuma estação específica. A única exceção são os Basenjis e os Mastins Tibetanos, que tendem a entrar no cio na primavera.

Com que frequência os cães entram no cio?

Em média, as cadelas entram no cio duas vezes por ano, ou a cada seis meses. Mas a frequência e o intervalo podem variar entre cães e entre diferentes raças de cães.

Por exemplo, raças muito grandes podem entrar no cio apenas uma vez por ano, enquanto raças de cães pequenos podem ciclar três vezes por ano.

Os cães normalmente têm dois cios por ano, mas cada cão difere na duração do cio, quantidade de descarga e alterações hormonais.

Enquanto um cão ainda é jovem, seu ciclo de cio pode ser irregular. Pode levar até dois anos para que o ciclo de cio de um cão se torne regular.

Cachorros machos entram no cio?

Não, os machos não entram no cio – apenas uma cadela pode estar no cio. Estar “no cio” refere-se especificamente ao estágio de estro do ciclo reprodutivo de uma cadela, durante o qual ela é receptiva ao acasalamento e, portanto, pode engravidar.

Embora não tenham um ciclo de cio, os cães machos podem acasalar durante todo o ano após atingir a puberdade por volta dos 6 meses de idade.

Se você tem um cão não castrado com mais de 6 meses, provavelmente conhece os desafios que acompanham sua maturidade sexual. Constantemente pronto para acasalar, um cão macho não castrado corre o risco de fugir a cada chance que tiver – ansioso para conhecer as cadelas da vizinhança.

Embora os machos não entram no cio, lembre-se de que a cadela no ciclo de cio pode ter um grande impacto no seu cão macho.

Cães machos vão sentir o cheiro de cadelas no cio graças a um feromônio especial conhecido como metil p-hidroxibenzoato.

Esse cheiro pode enlouquecer seu cão macho – especialmente se ele estiver intacto, ele ficará sexualmente excitado e poderá focar todo o seu foco em perseguir a cadela.

O acasalamento é o objetivo final desse instinto natural e forte em cães não castrados.

É importante acompanhar seu Seu cão macho pode até negligenciar as oportunidades de comida ou água, já que seu instinto está muito focado no acasalamento. Veja algumas dicas sobre como persuadir seu cão a beber água para evitar a desidratação.

Comportamentos comuns de uma cadela no cio.



Não tem certeza se sua cadela está no cio? O sangramento vaginal pode ser o primeiro indicador de que sua cadela está entrando no cio. Aqui estão alguns comportamentos comuns de uma cadela no cio a serem observados, juntamente com alguns outros cães com sintomas de cio:

1. Lambendo suas partes femininas mais do que o habitual.

É normal que os cães se mantenham limpos e arrumados lambendo-se. Mas se você notar sua cadela não castrada lambendo excessivamente suas partes íntimas , é uma boa indicação de que ela pode estar no cio!

Uma cadela se lamberá em resposta ao inchaço da vulva e à secreção sanguinolenta que ela experimenta como parte de seu ciclo reprodutivo. A maioria dos cães pode se manter limpo durante esse período. Se o corrimento do seu cão está fazendo uma bagunça, você pode querer considerar o uso de fraldas térmicas e/ou lenços umedecidos para cães .

2. Mudança nos hábitos de micção.

Uma cadela que está pronta para acasalar muitas vezes urina de forma diferente, então essa é a pista nº 2 de que sua cadela está no cio. Isso pode significar:

  • Urinar com mais frequência do que o habitual
  • Levantando a perna de forma diferente ao urinar – ou quando ela vê um cachorro macho
  • Urinar frequentemente em torno de cães machos

Portanto, se o hábito de fazer xixi do seu cão de repente não for tão previsível quanto o normal, ele pode estar no cio.

3. Tornando-se mais amigável com cães machos.

Outra grande pista de que sua cadela está no cio é quando ela começa a se tornar mais atraente e receptiva aos machos.

Ela provavelmente será mais amigável com os cães machos, enquanto eles também mostram um interesse maior por ela.

Por exemplo, durante o cio , ela pode deixar os cães machos cheirarem e lamberem sua vulva , quando normalmente ela não toleraria esse comportamento.

O excesso de abanar o rabo também é um sinal de abertura em relação aos cães machos, sinalizando que ela aceita o contato físico.

4. Mudança de postura e posição da cauda.

Quando as cadelas entram na fase do estro (segunda) da cadela no ciclo de cio, elas estão prontas para acasalar e mostram isso com sua postura e posição da cauda.

Seu cão faz uma postura sugestiva , como um convite aos cães machos. Você também a verá levantar a cauda levemente e movê-la para o lado – essa posição se torna ainda mais pronunciada quando ela é tocada.

5. Montar e empurrar.

Quando excitadas, as cadelas podem montar, corcovar ou empurrar quando estão prontas para acasalar – não são apenas os machos. Este é um dos sinais mais óbvios de uma cadela no cio.

Ela monta ou monta em cães machos e fêmeas, ou outras coisas que ela pode confundir com um cão.

Um cão também pode se tornar hiperativo durante o cio. Se você encontrar seu cão perambulando em busca de um parceiro de acasalamento – fugindo do quintal ou puxando a coleira

6. Ansiedade, agitação e aninhamento.

Finalmente, uma cadela no cio pode ficar ansiosa ou até agressiva durante o tempo em que está aberta para o acasalamento. Comumente, ela também exibirá comportamentos de nidificação, em preparação para a gravidez.

Claro, esses não são todos os possíveis sinais de um cachorro no cio. Seu cão também pode se tornar mais afetuoso com você, ficar mais preguiçoso ou mais excitado, mostrar sinais de angústia ou tranquilidade, ou até mesmo fugir. Como uma cadela no cio vai agir depende muito de cada cadela e de seu temperamento.

4 fases do ciclo de cio do cão

Para entender melhor os sinais de uma cadela no cio, é melhor dividir os vários estágios do ciclo de cio da cadela, também conhecido como ciclo estral em cães. Abaixo estão os quatro estágios pelos quais sua cadela não castrada passará:

1. Estágio de proestro

O primeiro estágio do ciclo de cio do cão é chamado de proestro. Esta fase pode durar de 3 a 17 dias, mas muitos cães experimentam cerca de 9 dias em proestro. Durante a fase de proestro, você pode notar os seguintes sintomas:

Uma mudança de personalidade:

As alterações podem variar de muito leves a mais graves. Às vezes, a cadela pode se tornar mais carinhosa com seu tutor, já em outras ocasiões, ela pode parecer um pouco mal-humorada.

Alterações do apetite:

Não é incomum que um cachorro fique um pouco sem apetite durante a primeira semana, ou ele pode ficar com mais fome. Seja qual for a mudança, é importante observar porque pode ser indícios de que o ciclo do cio começou.

Inchaço da vulva:

A quantidade de inchaço da vulva varia de cachorro para cachorro. Alguns cães incham um pouco, enquanto outros incham mais. O sangramento também varia, mas normalmente o sangramento é leve durante os primeiros dias, podendo aumentar o fluxo nos dias seguintes.

Dobrar a cauda:

Esta é uma reação para proteger a vulva, seja enfiando o rabo entre a perna ou sentando-se sempre que outro cão se aproxima.

2. Estágio de estro

O estágio de estro normalmente dura de 3 a 21 dias e dura em média 9 dias. Este é o momento em que sua cadela está fértil (seu cio real) e onde os ovários começam a liberar óvulos para fertilização.

Durante esta fase a cadela estará disposta a aceitar a companhia do macho. Ela mudará o rabo para o lado e poderá tentar ficar do lado de fora com mais frequência do que o normal. Ela está seguindo seu instinto de procriar. Durante este período, os sintomas incluem:

Amolecimento da vulva:
O inchaço inicial diminui o suficiente para fazer a vulva amolecer o suficiente para a penetração.

Flerte:
Considerando que ela anteriormente dobrou o rabo para afastar a companhia masculina, ela agora começa a se comportar de forma paqueradora. Por exemplo, convidar o macho virando o traseiro em direção a ele e segurando o rabo alto e fora do caminho.

3. Estágio de Diestro

À medida que o diestro assume, a parte fértil do ciclo de cio chega ao fim. Essa fase pode durar de 60 a 90 dias e, nesse momento, a cadela não está mais fértil. Se a cadela estiver grávida, a fase de diestro vai do final do estro até o nascimento dos filhotes (cerca de 60 dias). Os sinais do estágio de diestro incluem:

Desaparecimento gradual do inchaço da vulva:
A maior parte do inchaço desaparece dentro de uma semana, mas  pode ser que permaneça ligeiramente aumentada.

Menos flerte:
Prenha ou não, a cadela agora não tem condições de acasalar e não está mais interessada em flertar.

4. Estágio de Anestro

O anestro é o estágio final do ciclo de cio do cão, também conhecido como estágio de repouso . Esta é a fase mais longa do ciclo de cio de um cão, que pode durar de 100 a 150 dias.

Quanto tempo uma cadela fica no cio?

Cadelas no cio na fase de estro do ciclo de cio geralmente exibem os sinais de cio por 3 a 21 dias ou 9 dias em média. Para obter mais informações, consulte a explicação detalhada acima. Os cães normalmente têm dois cios por ano, mas cada cão difere na duração do cio, quantidade de descarga e alterações hormonais.

Como lidar com uma cadela no cio

Nunca deixe seu cão no quintal sozinho:

Proteja seu cão de cães machos e gravidez indesejada. Saia para o quintal com sua cadela quando ela estiver no cio. Você pode até considerar usar uma coleira.

Sem caminhadas sem coleira:

Mesmo se você considerar seu cão extremamente bem treinado, andar sem coleira é um “não-não” quando seu cão está no cio. Afinal de contas, nem sempre o treinamento de adestramento é tão forte quanto os instintos naturais.

Equilíbrio entre exercício e descanso:

Cães diferentes reagem de forma diferente ao cio. Alguns podem se sentir cansados ​​durante o dia todo, enquanto outros podem ficar mais agitados. Observar o comportamento do seu cão e escolher a quantidade certa de descanso e exercício é importante para mantê-lo confortável.

Consulte um veterinário:

Mesmo que estar no cio não seja uma doença, conversar com seu veterinário sobre coisas para cuidar durante o cio pode ajudá-lo se ocorrerem problemas inesperados.

Mentol na ponta da cauda:
Ao caminhar ao ar livre, este pode ser um bom truque para esconder o cheiro. Pode ser útil se um cão macho aparecer de repente por perto, para que ele não detecte sua fêmea no cio.

Esse conteúdo foi relevante para você?

Compartilhe com seus amigos e familiares que tem uma cadela e não esqueça de Comentar aqui embaixo o que mais chamou sua atenção nesse conteúdo.

Lembrando: a castração é a forma mais eficaz e humanitariamente correta, para impedir que cães e gatos procriem descontroladamente.

Aqui na Apaixonados Por Quatro Patas, você conta com essa especialidade. Até mais!

Compartilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados

CONTATO

Endereço Matriz:

Rua Cachambi, 08 - Meier – Rio de Janeiro / RJ

Email

contato@apaixonadosporquatropatas.com.br

Atendimento Telefônico

Segunda a Sexta de 8h às 20h. Sábados de 9h às 17h. WHATSAPP APX: (21) 2042-2884

SIGA A GENTE

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

© 2022 | Apaixonados por Quatro Patas | Direitos Reservados

plugins premium WordPress