Por que seu cachorro gosta de ficar no Sol?

Ao admirar seu pet relaxando no sol, você já deve ter se perguntado: “Por que meu cachorro gosta de ficar no sol?”.

Essa é uma pergunta válida uma vez que nós, seres humanos, muitas vezes nos sentimos desconfortáveis quando estamos expostos à luz direta do sol. Mas, saiba que nossos animais de estimação gostam muito disso.

Claro que é preciso tomar alguns cuidados para não prejudicar seu melhor amigo e foi pensando nisso que resolvemos trazer um conteúdo completo sobre o assunto, onde você poderá tirar todas suas dúvidas.

E aí, preparado para dar aquele banho de sol no seu pet? Então não deixe para depois e comece agora mesmo a leitura.

Por que cachorro gosta de ficar no sol

Se seu cachorro gosta de ficar no sol, é claro que ele não faz isso pensando em todos os benefícios que ele terá para a saúde, então, a resposta para essa questão é muito simples: O cachorro se sente relaxado quando está aquecido pelo sol.

Isso mesmo, assim como nós, cachorros gostam de relaxar e desestressar e para eles a melhor maneira de fazer isso é se deitando em locais aquecidos pelo sol.

Sabendo disso, com certeza você vai pensar duas vezes antes de tirar seu melhor amigo do sol quando ele estiver dormindo, não é mesmo?

Claro que além de relaxar, ficar no sol também traz diversos benefícios para a saúde do seu pet.

Benefícios do banho de sol em cachorros

Se você acha que o sol não é muito importante na vida do seu cachorro, a partir de agora sua ideia sobre o assunto irá mudar completamente. Isso mesmo, grande parte da saúde dos cachorros está ligada aos banhos de sol frequentes.

Por esse motivo, quando seu cachorro vive em local fechado, é fundamental que você saia regularmente com ele para que ele possa ter uma boa saúde e longevidade.

Está com dúvidas? Então veja abaixo alguns benefícios que o sol trará para a vida do seu pet, com certeza você irá se convencer depois disso:

  • Aumenta a absorção de vitamina D

Embora essa vitamina esteja presente em diversos alimentos, é nos raios solares que ela está em maior concentração.

Isso porque o contato da luz solar com a pele do pet gera a vitamina D3 que é absorvida pelo cão quando ele se lambe.

  • Fortalece o sistema imunológico

Ficar exposto ao sol também faz com que o cachorro fique mais forte e se recupere de doenças com maior eficiência.

  • Deixa o cachorro calmo

Além dos benefícios citados acima, banhos de sol frequentes reduzem o nível de estresse do cachorro, melhorando significativamente o humor e evitando problemas de depressão.

  • Previne doenças de pele

Muitos parasitas e bactérias responsáveis por doenças de pele, como a sarna, não sobrevivem muito tempo à luz solar, portanto, essa é uma ótima maneira de proteger seu cachorro de forma natural.

  • Melhora a qualidade do sono

Já é constatado que cães que não tomam banho de sol regulares ficam inquietos durante o sono.

Isso porque a luz solar estimula a produção do hormônio do sono, a melatonina. Sem esse hormônio os cachorros não conseguem dormir com tranquilidade.

  • Aumenta a produção de serotonina

A serotonina é também conhecida como hormônio da felicidade e a exposição solar alavanca a produção desse hormônio, fazendo com que seu cão se sinta de bem com a vida.

Como é possível perceber, o seu cachorro gosta de tomar sol e isso não é por acaso, afinal o astro rei traz grandes benefícios para a saúde canina.

Mas, vale salientar, que tudo que é em excesso pode trazer prejuízos, portanto, fique atento nas dicas abaixo para não prejudicar seu cão.

Qual melhor horário para o cachorro ficar no sol

Se o seu cachorro possui um local aberto e arejado, muito provavelmente você não irá se preocupar com isso, pois, quem melhor que o próprio cachorro para saber quando pode, ou não, tomar banho de sol?

Mas, muitas vezes é preciso que você mesmo controle isso. Nesse caso veja abaixo quais são os melhores horários para seu cachorro se beneficiar da luz solar:

  • Até às 10h da manhã
  • A partir das 17h da tarde

Esses são os melhores horários para passear com cachorro no sol, mas isso pode ser flexibilizado de acordo com a estação do ano e temperatura do dia. Por exemplo, no inverno as temperaturas são mais baixas e, nesse caso, é possível passear com pet em qualquer horário do dia.

Quando evitar o banho de sol em cachorros

Assim como nós, os raios ultravioletas são prejudiciais para os cachorros também, por esse motivo é preciso tomar muito cuidado com a exposição do animal ao sol em dias muito quentes.

Além disso algumas raças também possuem maior sensibilidade a luz solar, nesse caso é ideal consultar o veterinário que poderá instruir o dono do cãozinho a respeito do melhor horário e do tempo de exposição ideal.

Outro fator a se considerar são doenças e quadros clínicos que o animal possa sofrer e que, nesses casos, a exposição solar pode ser prejudicial e não benéfica.

Proteja seu cachorro

Os cachorros possuem áreas mais sensíveis que outras e, nesse caso, é preciso dar a devida atenção para que seu cão não sofra queimaduras solares.

Uma boa dica é passar protetor solar nas áreas que não possuem pelos, na barriga, focinho e ao redor dos olhos do seu pet. Fazer isso certamente deixará seu animal mais protegido e ele poderá usufruir do banho de sol com segurança.

Além disso, lembre-se sempre de hidratar seu animal de estimação. Assim como os seres humanos, ficar exposto ao sol faz com que os animais necessitem de mais líquido que o normal, caso contrário podem sofrer de desidratação.

Conclusão

Se você chegou até aqui certamente já sabe o quão importante são os banhos solares e por que seu cachorro gosta de ficar no sol, não é mesmo?

Então não deixe de continuar acompanhando nosso blog, pois, sempre vamos trazer novidades que irão tornar a sua vida e do seu pet ainda mais interessantes.

Até mais!

Compartilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados

CONTATO

Endereço Matriz:

Rua Cachambi, 08 - Meier – Rio de Janeiro / RJ

Email

contato@apaixonadosporquatropatas.com.br

Atendimento Telefônico

Segunda a Sexta de 8h às 20h. Sábados de 9h às 17h. WHATSAPP APX: (21) 2042-2884

SIGA A GENTE

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

© 2022 | Apaixonados por Quatro Patas | Direitos Reservados

plugins premium WordPress