Mau hálito em cães: causas e tratamento

Você pode adorar receber beijos do seu cão como uma saudação quando chega em casa, a não ser que eles sejam acompanhados de mau hálito, não é verdade?

Entender por que seu cão tem mau hálito é o primeiro passo para tratar adequadamente não apenas o cheiro, mas o que causa esse problema.

Continue a leitura para descobrir as causas e tratamento para o mau hálito do seu cachorro.

Por que meu cachorro tem mau hálito?

Nos últimos 10 anos, a higiene dental em cães mudou de extrações dentárias ocasionais para exames dentários anuais e limpeza dentária de rotina.

As opções de cuidados odontológicos preventivos tornaram-se amplamente disponíveis, assim como o conhecimento do que a boca de um cão pode nos dizer sobre nossos pacientes caninos.

O mau hálito evoluiu de um incômodo para os pais de animais de estimação para uma ferramenta do veterinário para diagnosticar certos problemas de saúde.

Aqui estão alguns dos mais comuns:

  • Doença dentária ou gengival: A causa mais comum de mau hálito ( halitose ) em cães é a doença periodontal.

    Semelhante aos humanos, os cães com dentes apinhados ou dentes tortos e desalinhados podem estar em maior risco de doença dentária secundária; no entanto, a maioria dos cães desenvolverá algum acúmulo de tártaro e gengivite em algum momento de sua vida.

    A doença dental se desenvolve quando existe um crescimento de bactérias na boca que formam uma placa, devido aos restos de comidas e materiais que os cães gostam de mastigar, o que leva ao acúmulo de tártaro.

    Por isso o tártaro pode, se não tratado, levar à inflamação das gengivas, causando o que é conhecido como: gengivite.

  • Doença hepática: Mau hálito juntamente com amarelecimento da pele ou dos olhos (icterícia) em conjunto com perda de peso, falta de apetite e vômitos podem indicar que o fígado do seu cão pode ser afetado.

    Junto com os rins, o fígado atua como um filtro para as toxinas do corpo. Quando há um problema com a função hepática do seu cão, as toxinas podem se acumular, e isso pode aparecer como mau hálito.

  • Diabetes: Quando o diabetes se torna desregulado ou não tratado por um período de tempo suficientemente longo, o corpo começa a quebrar a gordura, criando moléculas chamadas cetonas.

    Cães que estão produzindo cetonas secundárias ao diabetes podem ter um hálito de acetona ou cheiro doce. Cães com diabetes geralmente apresentam outros sintomas, como perda de peso, alterações no apetite e aumento da sede e da micção.

  • Comeu algo tóxico: Certas toxinas, como plantas, podem causar ranço ou cheiro de podridão na respiração de um cão. Cães que comem cigarros podem ter um odor de nicotina no hálito.

    Existem centenas de toxinas presentes no ambiente, e ser capaz de detectar a que seu cão pode ter sido exposto pode ajudar a determinar o tratamento certo.

  • Comeu algo nojento (item não alimentar): Filhotes ou cães adolescentes podem estar mais propensos a comer fezes de outros cães ou ficar curiosos sobre o que está na caixa de areia do gato.

    A respiração do cão que cheira a matéria fecal pode estar ligada a simplesmente comer cocô.

    Além disso, cães que comem objetos domésticos ou brinquedos podem desenvolver um hálito com cheiro de podre e podem vomitar se não conseguirem digerir o material estranho.

  • Deficiências alimentares: Alimentar seu cão com dietas cruas ou caseiras pode atrapalhar o equilíbrio normal de bactérias na boca ou no intestino.

    Desequilíbrios de bactérias e aumento da probabilidade de crescimento excessivo de Salmonella no intestino de um cão causado por dietas cruas podem contribuir para o mau hálito.

    Se você alimentar seu cão com uma dieta crua ou caseira , tente consultar um nutricionista veterinário (ou, se não, seu veterinário regular) para ajudar a prevenir deficiências alimentares.

Como se livrar do mau hálito do seu cão

Se o seu cão tem mau hálito, o primeiro passo é agendar um exame odontológico. Se você permitir que um profissional veterinário examine rotineiramente a boca do seu cão, ele poderá detectar doenças dentárias e outros problemas de saúde mais cedo.

Se o seu cão é propenso a doenças periodontais, a limpeza de rotina pode ser necessária para ajudar a prevenir a formação excessiva de tártaro e extrações dentárias frequentes (extração de dentes).

Aqui estão algumas outras maneiras de melhorar a saúde bucal do seu cão e manter o hálito melhor:

  • Escovação Regular: A escovação semanal ou diária com creme dental canino e escovas de dentes pode ser a maneira mais eficaz de prevenir a formação de placa bacteriana.

    Muitos cremes dentais para cães são aromatizados para serem atraentes para os cães.

  • Produtos e guloseimas dentárias: As guloseimas dentárias podem ajudar a remover fisicamente a placa enquanto seu cão mastiga ou podem conter aditivos que promovem um ambiente bucal saudável.

    Outros produtos, como aditivos de água dental, podem ser usados ​​para ajudar a mascarar o mau hálito e promover a saúde bucal.

    Estes são normalmente sem sabor, e você simplesmente adiciona uma pequena quantidade ao prato de água do seu animal de estimação todos os dias.

  • Dietas dentárias: Existem dietas dentárias feitas para cães que podem ajudar a reduzir o acúmulo de placa bacteriana.

    Eles usam um tamanho de ração maior e uma textura de curso para raspar ao longo do dente e remover a placa enquanto seu cão mastiga.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as causas e quais os tratamentos para o mau hálito do seu cachorro. Procure sempre manter uma rotina de limpeza e acompanhamento profissional especializado.

Então, se você gostou desse conteúdo, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos e familiares. 

Compartilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados

CONTATO

Endereço Matriz:

Rua Cachambi, 08 - Meier – Rio de Janeiro / RJ

Email

contato@apaixonadosporquatropatas.com.br

Atendimento Telefônico

Segunda a Sexta de 8h às 20h. Sábados de 9h às 17h. WHATSAPP APX: (21) 2042-2884

SIGA A GENTE

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

© 2022 | Apaixonados por Quatro Patas | Direitos Reservados

plugins premium WordPress