SOMOS A MAIOR REDE DE CLÍNICAS POPULARES DO BRASIL

Adestramento Inteligente: o que você precisa saber em 8 minutos

Adestramento Inteligente: o que você precisa saber em 8 minutos

O termo adestramento inteligente tem sido propagado com frequência no universo do adestramento.

A metodologia aborda conceitos e propostas para garantir o adestramento, ou seja, a “educação” dos pets, tornando-os responsivos a diversos comandos por parte do tutor(a).

Na prática, trata-se de um método pautado nos preceitos da psicologia comportamental — ou behaviorista.

Esta, por sua vez, é um ramo da psicologia que trabalha com reforços — que podem ser positivos ou negativos.

Ficou curioso sobre como o adestramento inteligente funciona? Continue lendo e tire as suas dúvidas!

Afinal de contas, ter um animalzinho é uma alegria, eles nos dão amor e muita diversão. Mas o xixi no tapete ou morder o sofá não é tão divertido, não é mesmo?

Então, qual seria a solução ideal para esses comportamentos? Simples: o adestramento.

Até porque o método tem mostrado muita eficiência há alguns anos, sendo uma opção para educar animais de qualquer espécie e eliminar comportamentos indesejados.

Claro, quando feito de forma inteligente. E é sobre isso que vamos falar nesse artigo.

O que é o Adestramento Inteligente?

A base que sustenta o adestramento inteligente é o reforço positivo, um conceito que integra a psicologia comportamental.

De acordo com essa abordagem, o animal recebe uma ordem, assimila-a e quando a executa de acordo com o que foi ordenado, recebe um tipo de recompensa.

Essa recompensa, por sua vez, pode ser em diversos formatos: um petisco, um brinquedo, um carinho na cabeça, uma brincadeira, entre outras formas de bonificação.

Na prática, o animal passa a entender e associar um comando a um comportamento e o reproduz.

A princípio, o objetivo é ganhar a recompensa, mas com o tempo a reatividade ao comando torna-se algo natural ao bichinho.

Como funciona o método de adestramento inteligente?

A primeira coisa a se considerar na adesão ao adestramento inteligente, é que embora a metodologia trabalhe com pressupostos da psicologia comportamental, aqui, há apenas o reforço positivo, e nunca o reforço negativo.

O reforço negativo seria uma consequência indesejada para o não cumprimento de uma ordem (como uma bronca, algum tipo de violência ou situação estressante para o animal) — isso não faz parte do adestramento inteligente.

Desse modo, quando houver um comportamento inadequado, o animal deve ser repreendido com um “NÃO” firme, mas sem nenhum tipo de briga ou castigo físico.

Vale ressaltar que a paciência é um dos fundamentos dessa abordagem, portanto, é importante entender que o adestramento eficiente levará algum tempo até mostrar resultados efetivos.

O importante é não desistir e manter

Quais as vantagens do adestramento inteligente para cachorro e tutor(a)?

Se você está procurando métodos de adestramento para cachorros, então o adestramento inteligente com certeza é uma opção muito eficiente!

As vantagens desse método – que está entre as técnicas de adestramento mais eficientes – são inúmeras, tais como:

O animal aprender e apreende comandos de maneira sustentável e executáveis não apenas no início, mas também a longo prazo;

Método de adestramento respeitoso, que não lesiona ou prejudica o animal;

Eliminação de comportamentos inadequados (como ataque em outros animais, outros humanos, marcar território, morder estofados e afins);

 O tutor aprende a lidar com os animais de maneira mais paciente e respeitosa;

O animal aprende a atender não apenas aos comandos do tutor principal, mas também de outros moradores da casa;

 Convívio mais saudável, calmo e amistoso entre tutor e animal.

O que considerar antes de submeter o cão a esse método de adestramento?

Antes de submeter seu cãozinho ao adestramento, é importante estar ciente de alguns fatores.

Tratando especificamente do adestramento inteligente, embasado no reforço positivo, um dos fatores a se considerar é que o método é eficiente, mas requer consistência.

Ou seja, é preciso entender que os resultados podem não ser perceptíveis logo nos primeiros dias, mas com o tempo, a obediência aos comandos se torna natural e consistente.

Como mencionado, é fundamental manter as sessões de adestramento regularmente, sempre bonificando o seu cãozinho com alguma recompensa — física ou não.

Outro fator a se considerar, é que quanto antes o adestramento ocorrer, mais chances seu animal terá de ter uma resposta mais rápida e eficiente ao treinamento.

Por isso é indicado sempre submeter os animais, ainda quando filhotes, ao adestramento, afinal, isso pode evitar uma série de situações indesejáveis e torna a relação com pequeno animal muito mais fácil.

Uma outra coisa a se considerar é que animais que estão aprendendo a obedecer a comandos, podem simplesmente não obedecer no meio do caminho.

Isso não quer dizer que ele está regredindo ou que o treinamento não está surtindo efeito.

Porém, fique atento, e não deixe de manter as sessões de adestramento. Iniciar o adestramento e interromper antes de finalizar não trará resultados tão efetivos.

Por fim, você precisa saber que seu cão — ou qualquer outro animal — quando treinado a partir do adestramento inteligente por profissionais competentes e qualificados, jamais sofrerá nenhum tipo de dano, situação estressante ou castigo físico.

Quanto tempo leva para adestrar o cachorro no adestramento inteligente?

O tempo de resposta ao adestramento pode variar de animal para animal. Alguns tendem a responder mais rapidamente, enquanto outros levam mais tempo para aprender a obedecer.

Além disso, como mencionado, quando o animal é submetido ao adestramento inteligente ainda filhote, os resultados tendem a ser mais rápidos.

No entanto, de maneira geral, um cronograma completo de adestramento – que envolve o ensino dos comandos, a assimilação e a obediência, leva cerca de 4 meses, podendo variar para mais ou para menos.

Contudo, é importante saber que o adestramento inteligente pode ser aplicado em animais de diferentes espécies.

Cachorros, gatos, papagaios, coelhos ou quase qualquer espécie pode ser beneficiada com os pressupostos dessa abordagem.

Desse modo, a diferença de tempo entre uma espécie e outra pode ser significativa. O importante, como mencionado, é manter a regularidade dos treinos e não deixar de recompensar o animalzinho a cada comando obedecido.

Isso se tornará um hábito e logo ele responderá quase automaticamente às ordens, tornando o convívio mais eficiente, minimizando temperamentos bravos e estressantes.

Trata-se de um método em que todos saem ganhando e o tutor oferece aos seus animais muito mais qualidade de vida!

Agora que você já conhece os fundamentos do adestramento inteligente…

Pode ser que você queira começar a adestrar seu cão por conta própria.

Mas, você sabia que existem alguns erros comuns no adestramento de cachorros que devem ser evitados a todo custo?

Se você não sabe, não tem problema, porque preparamos um conteúdo muito interessante sobre estes erros cometidos no adestramento.

Compartilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados

CONTATO

Endereço Matriz:

Rua São Januário 527 - São Cristovão

Email

contato@apaixonadosporquatropatas.com.br

Atendimento Telefônico

Segunda a Sexta de 8h às 20h. Sábados de 9h às 17h. Tel: (21) 3090 0700

SIGA A GENTE

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

© 2022 | Apaixonados por Quatro Patas | Direitos Reservados