Adestramento Inteligente: o que você precisa saber em 8 minutos

Adestramento Inteligente: o que você precisa saber em 8 minutos

O termo adestramento inteligente tem sido propagado com frequência no universo do adestramento.

A metodologia aborda conceitos e propostas para garantir o adestramento, ou seja, a “educação” dos pets, tornando-os responsivos a diversos comandos por parte do tutor(a).

Na prática, trata-se de um método pautado nos preceitos da psicologia comportamental — ou behaviorista.

Esta, por sua vez, é um ramo da psicologia que trabalha com reforços — que podem ser positivos ou negativos.

Ficou curioso sobre como o adestramento inteligente funciona? Continue lendo e tire as suas dúvidas!

Afinal de contas, ter um animalzinho é uma alegria, eles nos dão amor e muita diversão. Mas o xixi no tapete ou morder o sofá não é tão divertido, não é mesmo?

Então, qual seria a solução ideal para esses comportamentos? Simples: o adestramento.

Até porque o método tem mostrado muita eficiência há alguns anos, sendo uma opção para educar animais de qualquer espécie e eliminar comportamentos indesejados.

Claro, quando feito de forma inteligente. E é sobre isso que vamos falar nesse artigo.

O que é o Adestramento Inteligente?

A base que sustenta o adestramento inteligente é o reforço positivo, um conceito que integra a psicologia comportamental.

De acordo com essa abordagem, o animal recebe uma ordem, assimila-a e quando a executa de acordo com o que foi ordenado, recebe um tipo de recompensa.

Essa recompensa, por sua vez, pode ser em diversos formatos: um petisco, um brinquedo, um carinho na cabeça, uma brincadeira, entre outras formas de bonificação.

Na prática, o animal passa a entender e associar um comando a um comportamento e o reproduz.

A princípio, o objetivo é ganhar a recompensa, mas com o tempo a reatividade ao comando torna-se algo natural ao bichinho.

Como funciona o método de adestramento inteligente?

A primeira coisa a se considerar na adesão ao adestramento inteligente, é que embora a metodologia trabalhe com pressupostos da psicologia comportamental, aqui, há apenas o reforço positivo, e nunca o reforço negativo.

O reforço negativo seria uma consequência indesejada para o não cumprimento de uma ordem (como uma bronca, algum tipo de violência ou situação estressante para o animal) — isso não faz parte do adestramento inteligente.

Desse modo, quando houver um comportamento inadequado, o animal deve ser repreendido com um “NÃO” firme, mas sem nenhum tipo de briga ou castigo físico.

Vale ressaltar que a paciência é um dos fundamentos dessa abordagem, portanto, é importante entender que o adestramento eficiente levará algum tempo até mostrar resultados efetivos.

O importante é não desistir e manter

Quais as vantagens do adestramento inteligente para cachorro e tutor(a)?

Se você está procurando métodos de adestramento para cachorros, então o adestramento inteligente com certeza é uma opção muito eficiente!

As vantagens desse método – que está entre as técnicas de adestramento mais eficientes – são inúmeras, tais como:

O animal aprender e apreende comandos de maneira sustentável e executáveis não apenas no início, mas também a longo prazo;

Método de adestramento respeitoso, que não lesiona ou prejudica o animal;

Eliminação de comportamentos inadequados (como ataque em outros animais, outros humanos, marcar território, morder estofados e afins);

 O tutor aprende a lidar com os animais de maneira mais paciente e respeitosa;

O animal aprende a atender não apenas aos comandos do tutor principal, mas também de outros moradores da casa;

 Convívio mais saudável, calmo e amistoso entre tutor e animal.

O que considerar antes de submeter o cão a esse método de adestramento?

Antes de submeter seu cãozinho ao adestramento, é importante estar ciente de alguns fatores.

Tratando especificamente do adestramento inteligente, embasado no reforço positivo, um dos fatores a se considerar é que o método é eficiente, mas requer consistência.

Ou seja, é preciso entender que os resultados podem não ser perceptíveis logo nos primeiros dias, mas com o tempo, a obediência aos comandos se torna natural e consistente.

Como mencionado, é fundamental manter as sessões de adestramento regularmente, sempre bonificando o seu cãozinho com alguma recompensa — física ou não.

Outro fator a se considerar, é que quanto antes o adestramento ocorrer, mais chances seu animal terá de ter uma resposta mais rápida e eficiente ao treinamento.

Por isso é indicado sempre submeter os animais, ainda quando filhotes, ao adestramento, afinal, isso pode evitar uma série de situações indesejáveis e torna a relação com pequeno animal muito mais fácil.

Uma outra coisa a se considerar é que animais que estão aprendendo a obedecer a comandos, podem simplesmente não obedecer no meio do caminho.

Isso não quer dizer que ele está regredindo ou que o treinamento não está surtindo efeito.

Porém, fique atento, e não deixe de manter as sessões de adestramento. Iniciar o adestramento e interromper antes de finalizar não trará resultados tão efetivos.

Por fim, você precisa saber que seu cão — ou qualquer outro animal — quando treinado a partir do adestramento inteligente por profissionais competentes e qualificados, jamais sofrerá nenhum tipo de dano, situação estressante ou castigo físico.

Quanto tempo leva para adestrar o cachorro no adestramento inteligente?

O tempo de resposta ao adestramento pode variar de animal para animal. Alguns tendem a responder mais rapidamente, enquanto outros levam mais tempo para aprender a obedecer.

Além disso, como mencionado, quando o animal é submetido ao adestramento inteligente ainda filhote, os resultados tendem a ser mais rápidos.

No entanto, de maneira geral, um cronograma completo de adestramento – que envolve o ensino dos comandos, a assimilação e a obediência, leva cerca de 4 meses, podendo variar para mais ou para menos.

Contudo, é importante saber que o adestramento inteligente pode ser aplicado em animais de diferentes espécies.

Cachorros, gatos, papagaios, coelhos ou quase qualquer espécie pode ser beneficiada com os pressupostos dessa abordagem.

Desse modo, a diferença de tempo entre uma espécie e outra pode ser significativa. O importante, como mencionado, é manter a regularidade dos treinos e não deixar de recompensar o animalzinho a cada comando obedecido.

Isso se tornará um hábito e logo ele responderá quase automaticamente às ordens, tornando o convívio mais eficiente, minimizando temperamentos bravos e estressantes.

Trata-se de um método em que todos saem ganhando e o tutor oferece aos seus animais muito mais qualidade de vida!

Agora que você já conhece os fundamentos do adestramento inteligente…

Pode ser que você queira começar a adestrar seu cão por conta própria.

Mas, você sabia que existem alguns erros comuns no adestramento de cachorros que devem ser evitados a todo custo?

Se você não sabe, não tem problema, porque preparamos um conteúdo muito interessante sobre estes erros cometidos no adestramento.

Compartilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados

Cuidados Pet

Como proteger meu pet do inverno?

Como proteger meu pet do inverno? Pode parecer que não, mas o inverno ainda vai chegar e, como as formigas daquela história, devemos nos prevenir.

Leia Mais »

CONTATO

Endereço Matriz:

Rua Cachambi, 08 - Meier – Rio de Janeiro / RJ

Email

contato@apaixonadosporquatropatas.com.br

Atendimento Telefônico

Segunda a Sexta de 8h às 20h. Sábados de 9h às 17h.

SIGA A GENTE

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

© 2022 | Apaixonados por Quatro Patas | Direitos Reservados

plugins premium WordPress