Gato arranhando os móveis? Essas 5 maneiras podem ajudar você a resolver esse incômodo. 

Gato arranhando os móveis? Essas 5 maneiras podem ajudar você a resolver esse incômodo. 

Sabemos como você se sente quando acorda e encontra o gato arranhando os móveis de casa. Pode ser desanimador, para dizer o mínimo.

Ainda mais porque, provavelmente, você já fica imaginando as visitas fazendo perguntas para saberem o porquê seu sofá está cheio de marcas de arranhões, por exemplo.

E se você quer comprar um sofá novo ou alguma outra mobília, pode ser que você se pergunte: o que posso fazer para impedir que meu bichano estrague o sofá novo?

Pensando nessas e outras questões, decidimos escrever esse conteúdo para te ajudar com isso.

Por isso, continue a leitura e descubra as razões pelas quais os gatos arranham e algumas maneiras de evitar que os gatos arranhem seus móveis.


Por Que Meu Gato Arranha Tanto?


Antes de tentar treinar seu gato para parar de arranhar seus móveis , você precisa entender as razões pelas quais ele faz isso. Gatos arranham superfícies para:

  1. Alongar seus corpos: Um gato precisa alongar seus músculos, e coçar permite que eles façam exercícios regulares.

  2. Marcar territórios: Um gato tem glândulas odoríferas entre as patas. Sempre que coçam alguma coisa, as glândulas liberam odores que lhes permitem criar os limites de seu território.

  3. Mantenha as garras saudáveis: Coçar permite que seu gato solte as camadas velhas nas pontas de suas garras. Isso mantém as garras afiadas e saudáveis.
  4. Para aliviar o estresse: Coçar permite que os gatos aliviam a tensão e os impede de desenvolver maus comportamentos, como defecar descuidadamente.

5 Maneiras De Evitar Que Os Gatos Arranhem Os Móveis?


Embora os gatos precisam se coçar para se manterem calmos e saudáveis, você não quer mais que eles danifiquem seus móveis ou outros pertences preciosos, não é verdade?

Se o seu gato está arranhando seus móveis, aqui estão algumas maneiras de parar esse comportamento:

1. Pegue alguns arranhadores e brinquedos



A primeira maneira de evitar gatos arranhando móveis, é oferecer ao seu gato pelo menos uma superfície aceitável para arranhar.

Certifique-se de escolher postes fortes, estáveis ​​e altos, com um material, como tecido de sisal, que incentive seus gatos a arranhar.

Isso é muito importante, porque se o seu arranhador não tiver uma superfície adequada para gatos, eles poderão ignorá-lo.

2. Posicione seus arranhadores  


Coloque os postes em áreas onde seu gato adora brincar ou descansar. Estas são áreas como a sala da família e pontos perto das janelas.

Os gatos gostam de se esticar e coçar depois de acordar, então coloque um perto de sua área de dormir habitual. Além disso, coloque um perto dos móveis que eles gostam de arranhar.

Todos os postes devem estar em locais visíveis onde seu gato possa usá-los para marcar seus limites territoriais.

3. Desencoraje o gato de arranhar sofás e outros móveis

  
Você pode fazer isso colocando um lençol ao redor da seção arranhada para impedir que o gato o alcance. Você também pode usar papel alumínio ou fita dupla face para cobrir a área. Outro método é borrifar o sofá com um perfume cítrico, pois os gatos não gostam do cheiro cítrico.

4. Incentive seus gatos a arranhar os postes

Polvilhe catnip ou spray de madressilva nos postes. Isso vai atrair o gato e deixá-lo mais interessado em arranhar os postes.

Você também pode brincar com um brinquedo de varinha perto de um poste e depois colocar o brinquedo de varinha no poste, para que o gato descubra o poste e o arranhe.


5. Redirecione os arranhões ruins



Quando você pegar seu gato arranhando onde não deveria, faça um barulho alto para distraí-lo e direcioná-lo para o poste de arranhar. Ofereça reforço positivo quando arranhar um poste, como catnip ou petiscos.

6. Mantenha as garras do seu gato aparadas
 

Outra maneira importante de limitar os arranhões é manter as garras do seu gato bem aparadinhas. Assim, você evita que elas cresçam na almofada da pata do seu gato, causando dor e, às vezes, infecção. É recomendável cortar as garras do seu gato a cada poucas semanas para evitar que cresçam demais.

O Que Posso Fazer Se Meu Gato Não Para De Coçar?

Se você aplicou todas essas dicas e seu gato não para de arranhar móveis e outras superfícies indesejáveis ​​em sua casa, uma opção é usar tampas de unhas capa protetora para unhas de gatos. Estes são geralmente feitos de vinil e protegem superfícies preciosas contra danos.

Para finalizar…

Se esse conteúdo foi útil para você, não deixe de compartilhar com seus amigos e familiares que sofrem com gato arranhando móveis também.

E para mais conteúdos sobre gatos e o universo dos pets, acesse o blog Apaixonados Por Quatro Patas e tenha em primeira mão assuntos sobre nossos queridos peludos.

Até breve!

Compartilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados

CONTATO

Endereço Matriz:

Rua Cachambi, 08 - Meier – Rio de Janeiro / RJ

Email

contato@apaixonadosporquatropatas.com.br

Atendimento Telefônico

Segunda a Sexta de 8h às 20h. Sábados de 9h às 17h. WHATSAPP APX: (21) 2042-2884

SIGA A GENTE

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

© 2022 | Apaixonados por Quatro Patas | Direitos Reservados

plugins premium WordPress