Ao admirar seu pet relaxando no sol, você já deve ter se perguntado: “Por que meu cachorro gosta de ficar no sol?”.
Essa é uma pergunta válida uma vez que nós, seres humanos, muitas vezes nos sentimos desconfortáveis quando estamos expostos à luz direta do sol. Mas, saiba que nossos animais de estimação gostam muito disso.
Claro que é preciso tomar alguns cuidados para não prejudicar seu melhor amigo e foi pensando nisso que resolvemos trazer um conteúdo completo sobre o assunto, onde você poderá tirar todas suas dúvidas.
E aí, preparado para dar aquele banho de sol no seu pet? Então não deixe para depois e comece agora mesmo a leitura.
Por que cachorro gosta de ficar no sol
Se seu cachorro gosta de ficar no sol, é claro que ele não faz isso pensando em todos os benefícios que ele terá para a saúde, então, a resposta para essa questão é muito simples: O cachorro se sente relaxado quando está aquecido pelo sol.
Isso mesmo, assim como nós, cachorros gostam de relaxar e desestressar e para eles a melhor maneira de fazer isso é se deitando em locais aquecidos pelo sol.
Sabendo disso, com certeza você vai pensar duas vezes antes de tirar seu melhor amigo do sol quando ele estiver dormindo, não é mesmo?
Claro que além de relaxar, ficar no sol também traz diversos benefícios para a saúde do seu pet.
Benefícios do banho de sol em cachorros
Se você acha que o sol não é muito importante na vida do seu cachorro, a partir de agora sua ideia sobre o assunto irá mudar completamente. Isso mesmo, grande parte da saúde dos cachorros está ligada aos banhos de sol frequentes.
Por esse motivo, quando seu cachorro vive em local fechado, é fundamental que você saia regularmente com ele para que ele possa ter uma boa saúde e longevidade.
Está com dúvidas? Então veja abaixo alguns benefícios que o sol trará para a vida do seu pet, com certeza você irá se convencer depois disso:
- Aumenta a absorção de vitamina D
Embora essa vitamina esteja presente em diversos alimentos, é nos raios solares que ela está em maior concentração.
Isso porque o contato da luz solar com a pele do pet gera a vitamina D3 que é absorvida pelo cão quando ele se lambe.
- Fortalece o sistema imunológico
Ficar exposto ao sol também faz com que o cachorro fique mais forte e se recupere de doenças com maior eficiência.
- Deixa o cachorro calmo
Além dos benefícios citados acima, banhos de sol frequentes reduzem o nível de estresse do cachorro, melhorando significativamente o humor e evitando problemas de depressão.
- Previne doenças de pele
Muitos parasitas e bactérias responsáveis por doenças de pele, como a sarna, não sobrevivem muito tempo à luz solar, portanto, essa é uma ótima maneira de proteger seu cachorro de forma natural.
- Melhora a qualidade do sono
Já é constatado que cães que não tomam banho de sol regulares ficam inquietos durante o sono.
Isso porque a luz solar estimula a produção do hormônio do sono, a melatonina. Sem esse hormônio os cachorros não conseguem dormir com tranquilidade.
- Aumenta a produção de serotonina
A serotonina é também conhecida como hormônio da felicidade e a exposição solar alavanca a produção desse hormônio, fazendo com que seu cão se sinta de bem com a vida.
Como é possível perceber, o seu cachorro gosta de tomar sol e isso não é por acaso, afinal o astro rei traz grandes benefícios para a saúde canina.
Mas, vale salientar, que tudo que é em excesso pode trazer prejuízos, portanto, fique atento nas dicas abaixo para não prejudicar seu cão.
Qual melhor horário para o cachorro ficar no sol
Se o seu cachorro possui um local aberto e arejado, muito provavelmente você não irá se preocupar com isso, pois, quem melhor que o próprio cachorro para saber quando pode, ou não, tomar banho de sol?
Mas, muitas vezes é preciso que você mesmo controle isso. Nesse caso veja abaixo quais são os melhores horários para seu cachorro se beneficiar da luz solar:
- Até às 10h da manhã
- A partir das 17h da tarde
Esses são os melhores horários para passear com cachorro no sol, mas isso pode ser flexibilizado de acordo com a estação do ano e temperatura do dia. Por exemplo, no inverno as temperaturas são mais baixas e, nesse caso, é possível passear com pet em qualquer horário do dia.
Quando evitar o banho de sol em cachorros
Assim como nós, os raios ultravioletas são prejudiciais para os cachorros também, por esse motivo é preciso tomar muito cuidado com a exposição do animal ao sol em dias muito quentes.
Além disso algumas raças também possuem maior sensibilidade a luz solar, nesse caso é ideal consultar o veterinário que poderá instruir o dono do cãozinho a respeito do melhor horário e do tempo de exposição ideal.
Outro fator a se considerar são doenças e quadros clínicos que o animal possa sofrer e que, nesses casos, a exposição solar pode ser prejudicial e não benéfica.
Proteja seu cachorro
Os cachorros possuem áreas mais sensíveis que outras e, nesse caso, é preciso dar a devida atenção para que seu cão não sofra queimaduras solares.
Uma boa dica é passar protetor solar nas áreas que não possuem pelos, na barriga, focinho e ao redor dos olhos do seu pet. Fazer isso certamente deixará seu animal mais protegido e ele poderá usufruir do banho de sol com segurança.
Além disso, lembre-se sempre de hidratar seu animal de estimação. Assim como os seres humanos, ficar exposto ao sol faz com que os animais necessitem de mais líquido que o normal, caso contrário podem sofrer de desidratação.
Conclusão
Se você chegou até aqui certamente já sabe o quão importante são os banhos solares e por que seu cachorro gosta de ficar no sol, não é mesmo?
Então não deixe de continuar acompanhando nosso blog, pois, sempre vamos trazer novidades que irão tornar a sua vida e do seu pet ainda mais interessantes.
Até mais!