Gatos gostam de tomar sol, mas, isso pode parecer um hábito estranho, uma vez que são animais cobertos de pelos. Afinal, eles não sentem calor quando tiram aquela soneca no sol?
A verdade é que existem algumas razões para que os gatos gostem tanto do sol, mas, é preciso ter certo cuidado para não prejudicar o gato.
Pensando nisso, resolvemos trazer esse conteúdo que vai explicar, de forma clara e objetiva, por que os gatos gostam de tomar sol e como você pode evitar alguns problemas decorrentes desse hábito.
Por que os gatos gostam de tomar sol
Primeiramente: Os gatos dormem no sol por prazer. Isso mesmo, eles adoram ficar quentinhos.
Isso é puramente instintivo, visto que esses animais domésticos são descendentes dos gatos selvagens africanos.
Isso mesmo! Gatos selvagens africanos vivem, predominantemente, em regiões de deserto e se adaptaram ao calor e, a fim de curiosidade, também é por esse motivo que nossos gatos são caçadores exímios.
Devido a sua ascendência, gatos domésticos possuem temperaturas de 38 a 39 graus e, como você deve imaginar, qualquer queda de temperatura causa frio nos gatos, esse é um dos principais motivos que levam nossos felinos domésticos a procurarem a luz do sol para se deitar.
- Curiosidade
Gatos são caçadores noturnos, então não se preocupe se o seu gatos passar o dia inteiro dormindo e bocejando.
Isso é natural, afinal, eles guardam energia para desbravar a noite atrás de presas fáceis como roedores.
Certo, os gatos gostam de ficar no sol, pois, se sentem bem. Mas, isso é saudável para a vida dos gatos? A resposta para essa pergunta está logo abaixo.
Quais são os efeitos benéficos do sol nos gatos
Os gatos, assim como qualquer mamífero, procuram o sol para se esquentar e relaxar e esse hábito traz diversos benefícios para a saúde dos gatos, fazendo com que eles tenham maior longevidade.
Para se ter uma ideia da importância dos raios solares, separamos alguns benefícios que tornam os banhos de sol muito importantes na vida do seu gatos:
- Produção de vitamina D
Embora os animais não absorvem tanto a vitamina quanto os humanos, quando expostos aos raios solares, eles também se beneficiam dessa produção.
Mas, essa absorção baixa não é preocupante, visto que a maioria dos alimentos que os gatos consomem são ricos em vitamina D.
- Evita doenças neurológicas
Doenças neurológicas como: depressão, ansiedade e agitação podem ser evitadas com banhos de sol frequentes. Isso porque os gatos relaxam nesse período e se sentem renovados.
- Deixa o gato “feliz”
A exposição solar deixa seu gato, literalmente, feliz. Isso acontece porque os raios solares estimulam o hormônio da felicidade.
- Evita doenças de pele
Embora os gatos sejam animais higiênicos, muitas doenças de pele podem prejudicar o animalzinho.
A luz solar ajuda a proteger a pele do seu gato, uma vez que muitas bactérias que causam doenças de pele, como a sarna, são sensíveis à luz solar.
Esses são apenas alguns motivos pelos quais os gatos gostam de ficar no sol, mas, lembre-se que em excesso esse hábito também pode trazer muitos prejuízos para a saúde do animalzinho.
Quando a luz solar faz mal aos gatos?
Agora que você conhece todos os benefícios da luz solar, provavelmente quer que seus gatos fiquem o tempo no sol, não é mesmo? Afinal, dessa maneira ele estará sempre feliz e bem.
Errado! Assim como nós, os gatos também sentem calor e sofrem diversos males quando expostos ao sol de forma excessiva.
Para que você possa dar a devida atenção ao assunto, veja abaixo a lista com os principais efeitos prejudiciais da luz solar nos gatos.
Insolação
Assim como nós, os gatos também sofrem de insolação, portanto é fundamental que você fique de olho no seu gato quando ele estiver exposto à luz do sol direta.
Para ficar antenado, veja abaixo alguns sintomas que você poderá observar caso seu gato esteja sofrendo de insolação:
- O gatos ficará agitado
- Poderá ficar com a respiração desregulada
- Irá ficar muito angustiado
- Se você tocar, a pele estará quente
- Os olhos do gatos irão parecer vidrados
- Poderá começar a vomitar ou babar
Qualquer um dos sintomas acima pode ser observado facilmente, portanto, nunca deixe de zelar pelo seu gato quando ele estiver exposto ao sol.
Desidratação
Além da insolação, gatos também podem sofrer de desidratação. A melhor maneira de evitar isso é oferecendo água para seu gato beber antes de sair para tomar sol.
Caso seu gato esteja no sol e pareça ofegante, você pode oferecer água para ele, pois, com certeza ele poderá estar com sede e sofrendo.
Queimaduras
Embora os gatos sejam animais habituados ao calor, devido a terem origem africana, muitas raças podem sofrer queimaduras sérias quando expostas à luz solar.
Essas queimaduras solares podem acontecer em animais que já sofrem de alguma doença na pele ou devido a cor da sua pelagem.
Por exemplo: gatos de pelo claro não possuem pigmentação suficiente para se proteger dos raios UV e são mais propensos a queimaduras.
Quando seu gato pode sair para tomar sol?
Na maioria das vezes o próprio gato irá sair e voltar do banho de sol sozinho, isso porque são animais que gostam de ser independentes e, dificilmente, são presos a uma rotina pré-estabelecida.
Mas, se você vive em apartamento, o ideal é levar seu gato para passear até às dez da manhã e a partir das 16h em dias quentes.
Além do horário, é importante proteger seu gato com a utilização de protetor solar, principalmente nas regiões sem pelos.
Em dias frios essa limitação não existe, já que nossos gatos sentem frio e eles irão adorar ficar no sol por bastante tempo.
Conclusão
Espero que agora você possa sair com seu gato sem medo de ser feliz, afinal, nós também apreciamos um bom banho de sol, não é mesmo?
Você tem algum amigo que possua gatos? Não deixe de compartilhar esse conteúdo com ele e sempre que precisar volte ao blog.
Estamos sempre atualizando nosso conteúdo para que você possa cuidar do seu animal de estimação da melhor forma.
Até mais!