Dicas para a hora do banho do seu pet

Na hora de dar banho no seu animalzinho ou levá-lo ao pet shop ele costuma ficar inquieto, estressado e nada colaborativo?

Você não está sozinho! Na verdade, essa é a realidade na maioria dos tutores, que sabem que seus bichinhos precisam se manter limpos, mas sofrem com todo o estresse e ansiedade que muitas vezes são gerados nos pets.

A boa notícia é que isso pode ser contornado com algumas dicas e abordagens. Saiba mais a respeito!


Com que frequência devo dar banho no meu cachorro?


A menos que seu cão tenha passado a tarde rolando em poças de lama ou tenha acesso à rua, terra e lugares onde possa se sujar com frequência, você provavelmente não precisa dar banho em seu cão mais de duas vezes por mês.

Mas isso também depende da raça; alguns cães com pelagem mais longa exigirão banhos mais frequentes ou até mesmo idas a um pet shop para fazer a tosa higiênica.

A forma como a pele do cachorro funciona deve ser levada em consideração: é que a cada 30 dias eles têm uma camada totalmente nova de células, fazendo com que as células velhas se soltem. Isso é muitas vezes percebido como “caspa”.

Portanto, a higiene ou os banhos regulares mantêm essa caspa regulada e a pelagem livre de células mortas acumuladas.


Principais produtos e ferramentas 


Sua primeira decisão provavelmente é escolher onde você irá dar banho no seu cão.

O tamanho do seu cão provavelmente influenciará sua escolha. Você pode dar banho em um cachorro pequeno na pia do banheiro (com água morna), enquanto um cachorro grande exigirá mais espaço.

Alguns tutores preferem uma banheira específica para cães. Usar uma área de banho específica para cães pode evitar que os pelos e a sujeira entupam o banheiro compartilhado pela família.

Mas se você preferir dar banho no seu cachorro no seu banheiro, tudo bem também. Basta escolher um lugar onde você possa colocar seu cão com segurança – idealmente com o box fechado para evitar que ele fuja todo ensaboado pela casa.

Então, antes de abrir a torneira do chuveiro, certifique-se de ter todos os seus produtos e ferramentas à mão. 

Você precisará de:

  • Sabonete canino;
  •  Shampoo canino;
  • Condicionador (para cachorros com pelos longos);
  • Toalhas.


Um tapete antiderrapante pode ser indicado, afinal, muitas vezes os tutores precisam fazer alguns “malabarismos” com seus cães no banheiro.


Escolha o shampoo e condicionador adequados


Para dar um bom banho ao seu cão, comece com os produtos certos. Certifique-se de usar xampu feito especificamente para cães.

Isso é importante porque os cães têm pH diferente da pele dos humanos. Então, eles são realmente mais alcalinos. Se você usar o shampoo feito para as pessoas, pode ser irritante para a pele do seu pet.

Se você estiver dando banho em um filhote, o shampoo específico para filhotes pode ser uma boa ideia.

É importante saber que o pH do shampoo de cachorro idealmente corresponde ao pH dos olhos de um cão, o que significa que não irritará tanto os olhos do cão se por acaso cair nessa região.

Se você não tiver certeza de quais produtos escolher para o seu pet em particular, pergunte a um veterinário ou algum tosador qual ele indica. 

O ideal é que, para filhotes, o shampoo seja mais suave, já que a pele ainda não tem tanta resistência quanto um cachorro adulto.

No entanto, se o seu pet está enfrentando um determinado problema (como coceira na pele, alergias, dermatites), um produto próprio para tratar essa condição pode ser ideal.

Depois de lavar seu cão, passar um condicionador é o próximo passo. Ao passar o shampoo e sabonete, você remove muitos óleos naturais da pele e do pelo do animal. Assim, o condicionador hidrata a pele e fecha todas as células na parte externa do próprio folículo piloso (raiz dos pelos).


Técnica adequada para lavar cães


Quando você escolhe o lugar certo e tem os produtos certos prontos para usar, a verdadeira diversão começa. A lavagem deve seguir algumas etapas importantes, tais como:

  1. Coloque o pet no local do banho. Os petiscos são uma ótima maneira de começar o processo de forma positiva! 
  2. Dilua o shampoo com água. Tente adicionar um pouco a um pote cheio de água ou coloque o produto em um dispenser que contenha água. Diluir o shampoo ajuda a fazer espuma e melhora a espalhabilidade, já que deles é espessa e concentrada, e a adição de água pode facilitar o uso.
  3. Molhe seu cão com água morna. Verificar a temperatura com a mão é ideal para que o animal não se queime.
  4. Ensaboe o cão duas vezes. Na primeira vez, o produto se liga à sujeira e ajuda a se livrar dela. Na segunda, você estará realmente lavando a pele e retirando toda a sujeira e oleosidade restantes do pelo. É adequado usar uma esponja macia para ajudar a espalhar o produto. Certifique-se de não esquecer lugares como as almofadas das patas, embaixo dos braços e barrigas. 
  5. Use condicionador. Deixe agir por alguns minutos e depois enxágue.
  6. Enxágue bem até que não haja mais produto no pelo. Você deve esfregá-los muito bem, mas também ter certeza de que todo o sabão foi eliminado. Essa é provavelmente a coisa mais importante no banho. Porque se você não tirar todo o sabão/shampoo, então ele ficará na pele e poderá irritá-la. 


Como lavar o rosto de um cão 



Lavar a cabeça do seu cão é uma das partes mais complicadas do processo de banho.

Você não deve colocar sabão ou água em áreas sensíveis, como orelhas, nariz e olhos do seu cão. Por isso é indicado que você deixe essa parte para o final do banho. Se preferir, use uma toalhinha para limpar o rosto do seu animal de estimação.

Mergulhe o pano em água com sabão, lave cuidadosamente a cabeça e o rosto do seu cão e, em seguida, mergulhe um pano limpo em água limpa e use-o para enxaguar.

Mesmo se você estiver usando um shampoo ou sabonete para cachorros que prometem não arder os olhos, ainda assim pode incomodá-lo caso caia na região. Então você deve evitar a área dos olhos o máximo possível. 

Seguindo essas dicas, você conseguirá dar um banho eficiente e agradável no seu pet!

Compartilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados

CONTATO

Endereço Matriz:

Rua Cachambi, 08 - Meier – Rio de Janeiro / RJ

Email

contato@apaixonadosporquatropatas.com.br

Atendimento Telefônico

Segunda a Sexta de 8h às 20h. Sábados de 9h às 17h.

SIGA A GENTE

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

© 2022 | Apaixonados por Quatro Patas | Direitos Reservados

plugins premium WordPress