Como cuidar da saúde do seu animal de estimação

Cuidar da saúde do seu animal de estimação pode parecer algo bobo, afinal, parece que eles são de ferro e estão sempre prontos para brincar com seus donos.

Mas, a verdade é que eles necessitam de muitos cuidados e, diferente de nós, isso deve ser feito diariamente para que seu animal tenha uma longa vida e vocês possam acumular grandes experiências juntos.

Pensando nisso, resolvemos trazer através desse conteúdo todos os cuidados básicos que um animal de estimação exige e, é claro, dicas para você fazer isso da maneira certa.

Vamos lá!

A importância de cuidar da saúde do seu animal de estimação

É muito importante cuidar da saúde do seu animal de estimação e provavelmente você já sabe disso, não é mesmo?

O fato é que a grande maioria dos tutores possuem uma ideia errada a respeito desse assunto, por exemplo: Você é o tipo de pessoa que só leva seu animal de estimação ao veterinário quando ele apresenta algum sintoma?

Se a resposta for sim, talvez seja a hora de mudar de hábito, afinal, animais de estimação precisam do mesmo acompanhamento médico que nós, seres humanos.

Os animais de estimação são seres vivos que precisam de cuidados para manterem-se saudáveis e felizes.

É importante cuidar do bem estar dos animais de estimação porque eles fazem parte da nossa família e são nossos amigos, afinal, quando os animais estão doentes ou infelizes, isso afeta a todos que os amam, não é mesmo?

Como manter a saúde do seu animal de estimação em dia

Manter a saúde do seu animal de estimação é fundamental para que ele tenha uma boa qualidade de vida e fique livre de doenças que podem prejudicar a saúde do bichinho.

Pensando nisso, separamos logo abaixo alguns cuidados simples que você pode tomar para manter a saúde do seu animal de estimação em dia.

Cuide da higiene do seu animal de estimação

Se você quer um animal de estimação feliz, deve se preocupar com a higiene do animal. Isso mesmo, assim como nós, os animais de estimação se sentem mal quando estão sujos.

Além disso, cuidar da higiene do bichinho irá fortalecer a saúde do animal, uma vez que muitas bactérias são eliminadas durante a limpeza. Agora veja abaixo como manter a higiene do seu animal de estimação da maneira correta:

  • Dê banho no seu animal de estimação regularmente

É muito importante dar banho no seu animal de estimação e, principalmente, saber quando fazer isso.

Por exemplo, em dias muito frios você pode evitar o banho, afinal, animais também ficam resfriados.

  • Escove os dentes do seu companheiro]

Existem escovas próprias para cada tipo de pet e, também, para cada porte de animal. Dessa maneira você pode procurar a ideal para seu companheiro.

  • Não esqueça de cortar as unhas do pet

Você tem medo de cortar as unhas do seu pet? Saiba que existem profissionais que fazem isso por um preço acessível.

Esses três cuidados básicos vão, com certeza, fazer toda diferença na aparência do seu animal de estimação.

Fique atento ao que seu bichinho come

Alimente o seu animal de estimação com uma dieta balanceada: certifique-se de que o seu animal de estimação está recebendo os nutrientes necessários para manter uma boa saúde.

A melhor maneira de encontrar a alimentação ideal para seu animal de estimação é consultando seu veterinário, certamente ele poderá criar um bom cardápio específico para seu cachorro ou gato.

 

Tenha cuidado com o sedentarismo

Mantenha o seu animal de estimação ativo: certifique-se de que o seu animal de estimação está sempre ativo e envolvido em atividades físicas regulares.

Fazer isso irá manter seu pet saudável e, até mesmo, evitar problemas clínicos no futuro.

Seu animal de estimação deve estar em um lugar limpo

Assim como nós, os animais não gostam de viver em ambientes sujos, portanto, tenha certeza de que o local onde seu animal de estimação vive está sempre limpo e higienizado.

Leve seu animal ao veterinário

É importante levar o seu animal ao veterinário para fazer exames regulares, especialmente se ele estiver doente ou apresentar comportamento estranho.

Fazer isso irá permitir que qualquer problema médico possível seja tratado rapidamente, evitando problemas futuros.

Evite o estresse

A grande maioria dos animais de estimação ficam agitados em locais barulhentos ou com grande fluxo de pessoas. Esse é um instinto natural dos animais, portanto, tente evitar que isso aconteça com seu companheiro.

Para isso é preciso manter um ambiente tranquilo e relaxado para o seu animal, evitando situações que possam causar stress excessivo (como barulhos altos, multidões, etc).

Se expor o animal a esses ambientes for inevitável, tente minimizar o estresse do animalzinho, fazendo carinho e massagens.

Seu animal de estimação não é brinquedo de criança

As crianças adoram animais de estimação e animais de estimação adoram crianças. Mas, é muito importante educar as crianças a respeito da maneira correta de brincar com os companheiros, principalmente se forem filhotes.

Filhotes são frágeis como um bebe e qualquer puxão ou empurrão pode feri-los gravemente, então sempre esteja atento quando tiver crianças por perto.

Manter a vacinação em dia

Vacinar os animais de estimação é de suma importância para garantir a boa saúde do animal e evitar diversas doenças que podem ser muito prejudiciais para o seu companheiro de quatro patas.

Por esse motivo é de suma importância manter o pet devidamente vacinado conforme as recomendações veterinárias.

Busque sempre o conhecimento

Se você quer cuidar da saúde do seu animal de estimação, é importante tirar um tempo para aprender tudo o que puder sobre os cuidados com animais antes mesmo de adotar um pet.

Fazer isso irá garantir que você esteja sempre bem informado sobre como cuidar do seu novo companheiro peludo! Uma boa dica é ler livros, revistas especializadas e é claro, nosso blog.

Seguindo as dicas citadas acima, certamente você irá cuidar da saúde do seu animal de estimação e ainda proporcionar o bem estar do animal, fazendo com que ele esteja sempre feliz.


Conclusão

Espero que, através desse conteúdo, você tenha obtido todas as informações que precisa para cuidar da saúde do seu animal de estimação, mas, lembre-se de voltar sempre que precisar para mais dicas e novidades que, certamente, vão ajudar você com seu pet.

Quer oferecer o melhor ao seu pet?

➥ Clique aqui para saber mais sobre o Instituto Apaixonados Por Quatro Patas

Até mais.

Compartilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados

CONTATO

Endereço Matriz:

Rua Cachambi, 08 - Meier – Rio de Janeiro / RJ

Email

contato@apaixonadosporquatropatas.com.br

Atendimento Telefônico

Segunda a Sexta de 8h às 20h. Sábados de 9h às 17h. WHATSAPP APX: (21) 2042-2884

SIGA A GENTE

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

© 2022 | Apaixonados por Quatro Patas | Direitos Reservados

plugins premium WordPress