SOMOS A MAIOR REDE DE CLÍNICAS POPULARES DO BRASIL

7 Erros comuns no adestramento de cachorros que devem ser evitados a todo custo

Você sabe quais são os principais erros comuns no adestramento de cachorros?

Adestrar o seu dog por si mesmo é uma atividade prazerosa, que estreita os laços entre você e o seu amigo de quatro patas. Porém, é super importante fazer o adestramento de forma correta.

São certas ações e práticas muito comuns e que praticamente todo mundo que já tentou adestrar um cão já cometeu. Mas que fazem mais mal que bem para o treinamento do seu pet.

Para garantir o sucesso na sua empreitada, saiba agora os erros comuns no adestramento de cachorros que você deve evitar.

1- Rotinas de treinos prolongadas

Vamos começar nossa lista de erros comuns no adestramento de cachorros com um dos mais frequentemente praticados por donos de cães.

É muito comum que, ao resolver adestrar o seu cachorro, o dono deseje acelerar o processo ao máximo. E, na ilusão de que tal prática vai encurtar o tempo até o adestramento estar completo, realiza rotinas prolongadas de treino com o cachorro.

Treinos prolongados durante o adestramento, mesmo feito com brincadeiras, vão nada mais que entediar o seu cão.

Em um determinado momento, o animal simplesmente perderá o interesse no que você está ensinando. E não aprenderá mais nada durante aquela sessão, será puro tempo perdido.

 Sempre evite treinar seu cachorro por longas horas ao dia, treinar apenas um único truque ou sobrecarregá-lo com práticas e lições diferentes.

2- Ficar depende das recompensas comestíveis durante o adestramento

Os petiscos são muito utilizados para parabenizar um cãozinho durante seu adestramento, sempre que ele realiza algum truque corretamente.

Por um lado, dar essas recompensas é positivo, pois estimula o interesse do animal em aprender. Por outro lado, se as recompensas forem dadas em excesso, seu cão pode ficar mal acostumado.

E então, se comportar apenas quando receber um desses incentivos comestíveis.

Obviamente, nem sempre você terá à disposição alguma recompensa comestível. Sem falar que depender delas para o seu cachorro se comportar e fazer truques não pode ser considerado um adestramento bem-sucedido.

3- Punir o cachorro quando ele erra durante os treinos do adestramento

Alguns donos pouco pacientes com seus cachorros durante o adestramento tendem a punir o animal quando não realiza algum truque.

Culpar o animal por cometer algum erro que já foi trabalhado no adestramento. Brigar quando ele teima em não executar algum truque ou ensinamento que já aprendeu.

Em casos extremos, certos donos chegam até mesmo a apelar para a violência quando o adestramento falha, ou o cão erra. Nem é preciso dizer que tal prática deve ser totalmente repudiada e evitada.

4- Não dar ordens e comandos claros para o seu cachorro

Outro dos erros mais comuns no adestramento de cachorros está na falta de ordens claras, simples e diretas.

É essencial para o sucesso do adestramento que o dono do cão entenda que o animal não é capaz de compreender comandos e ordens complexas.

Para que o treinamento seja efetivo, os métodos de ensino devem ser simples, com palavras curtas e orientações básicas.

Então, antes de fazê-lo aprender coisas complicadas, como dar a pata e “fingir de morto”, oriente comandos mais fáceis, como sentar.

Não se esqueça de que os cães só entendem ordens ditas com palavras de uma sílaba. Falar frases longas e complexas não resolverá seu problema. Na hora do adestramento, escolha uma palavra simples e fácil para associar a ordem dita.

5- Dar broncas no seu cão (PS: ele não fala português)

Bater, brigar e gritar com o seu cãozinho não fará com que ele aprenda mais rápido. Obrigá-lo a entender comandos com base na força também afastará você do objetivo principal, que é o de educá-lo.

Ao contrário, essas atitudes apenas farão com que ele alimente medo de você.

Eventualmente, seu cão pode até mesmo se tornar um animal agressivo. O que em hipótese nenhuma é interessante para o seu dono, especialmente se ele convive com crianças, por exemplo.

Por isso, tenha paciência, amor e tolerância com o seu tempo de aprendizagem. Só assim será possível ter resultados positivos.

Sempre opte por reforçar os comportamentos que você considera corretos.

Por exemplo, você pode estimular o seu doguinho a brincar com a bolinha, a ficar na caminha dele e, quando ele o fizer por conta própria, dê bastante carinho, brinque com ele e recompense!

6- Recompensar seu cão no momento errado

Se toda vez que o seu cachorro chorar, você for acudir, ele vai aprender que deve fazer isso todas as vezes que quiser a sua atenção.

Todo comportamento certo ou errado do seu cachorro, quando reforçado, tende a se repetir sempre.

Isso não significa que você não deve prestar atenção no choro do seu cachorro, mas sim entender quando aquele choro é utilizado para conseguir atenção.

É importante ensinar o cachorro a ficar sozinho, investindo em enriquecimento ambiental.

Cães também devem ser independentes para que atinjam o seu máximo desenvolvimento e autonomia. Por isso, controle-se para não dar recompensas em momentos inadequados para o seu cachorro se deseja evitar este que é um dos mais comuns erros na hora de adestrar o seu cachorro.

7- Deixar para adestrar o seu cão muito tarde

Por fim, outro dos erros comuns no adestramento de cachorros está em deixar para adestrar o animal tardiamente.

Quando o novo pet chega à casa, é comum que os tutores o deixem fazer tudo o que quiser, principalmente quando se trata de filhotes. Porém, os filhotes aprendem muito rápido, tanto as coisas boas como as erradas.

Por isso, não é correto esperar para começar o adestramento. O ideal é iniciá-lo entre os 45 e 60 dias de vida, pois a partir desta idade ele já é considerado apto para interpretar comandos.

Agora que você sabe quais são os maiores erros comuns no adestramento de cachorros…

Você já sabe bem o que evitar enquanto estiver adestrando o seu cão.

Mas, você sabe exatamente o que é o adestramento de cachorros, a sua importância, benefícios, abordagens e quando deve ser feito?

Preparamos um super conteúdo sobre adestramento de cães que publicamos recentemente, para conferir basta clicar aqui embaixo.

Compartilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados

CONTATO

Endereço Matriz:

Rua São Januário 527 - São Cristovão

Email

contato@apaixonadosporquatropatas.com.br

Atendimento Telefônico

Segunda a Sexta de 8h às 20h. Sábados de 9h às 17h. Tel: (21) 3090 0700

SIGA A GENTE

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

© 2022 | Apaixonados por Quatro Patas | Direitos Reservados