Castração de animais de estimação é um ato de amor – Entenda por quê:

A escolha de castrar seu animal de estimação pode ser uma das decisões mais importantes que você pode tomar, pois impacta a saúde do seu pet a longo prazo – e até mesmo o seu bolso.

Castração de animais: Impacto na saúde e longevidade


A expectativa de vida média de cães e gatos esterilizados e castrados é comprovadamente mais longa do que a vida de animais férteis.
 

Um estudo da Universidade da Geórgia verificou que a expectativa de vida de cães machos castrados era 13,8% maior e a de cadelas castradas era 26,3% maior em relação aos animais não castrados.
 

Mas os dados não são animadores só para os tutores dos caninos. Os gatos também se beneficiam com a castração.

Em um outro estudo, conduzido pela Banfield Pet Hospitals, foi possível concluir que os machos castrados viveram 18% mais e as fêmeas castradas viveram 23% mais em relação aos bichanos não castrados.

A diminuição da perspectiva de vida de animais não castrados pode ser associada a fatores biológicos, fisiológicos e comportamentais.

Por exemplo, animais não castrados tendem a ser mais agitados e buscam fugir ou passear sem supervisão com mais frequência. Se eles não são contidos, isso pode os expor a brigas com outros animais, resultando em ferimentos e infecções, traumas de batidas de veículos, além de outros contratempos acidentais.

Um importante fator que garante a longevidade de animais castrados é a redução do risco de certos tipos de câncer

As gatas e cadelas não castradas têm maior chance de desenvolver piometra (uma infecção uterina potencialmente fatal) e câncer uterino, de glândula mamária e outros cânceres do sistema reprodutivo. 

Além disso, a castração de animais de estimação machos elimina o risco de câncer testicular e elimina a possibilidade de desenvolver hiperplasia prostática benigna, que pode afetar a capacidade de defecar.

Castração e o ganho de peso

O ganho de peso após a castração é uma característica esperada e muito comentada. Embora o inverso também possa ocorrer: é comum que animais se sintam mais dispostos após a castração e se tornem mais ativos, melhorando o físico.

No entanto, o ganho de peso pode ocorrer tanto em cães quanto em gatos devido à desaceleração do metabolismo.
 

É importante monitorar o peso de um animal após a cirurgia e ajustar sua dieta adequadamente com a ajuda de um veterinário para evitar o ganho de peso.

Benefícios da castração de animais domésticos

Entre os principais benefícios da castração, não podemos deixar de mencionar:

Reduzir comportamentos indesejados

Cães não castrados,
sobretudo machos, são mais propensos à marcação de território, ou seja, eles tendem a urinar em qualquer lugar onde sintam que sua “liderança” esteja sendo ameaçada.

Isso pode incluir até mesmo pés de mesas, sofás, tapetes e afins.

No entanto, embora a marcação de território seja geralmente associada a cães machos, as fêmeas também podem fazê-lo.
 

Desse modo, castrar seu cão deve reduzir este comportamento e pode até mesmo pará-lo completamente.

Para os gatos,
a vontade de urinar é extremamente forte naqueles não castrados, então a solução mais simples é castrá-los idealmente até os 5 meses de idade – antes que o problema apareça.
 

A castração resolve 90% de todos os problemas de marcação, mesmo em gatos que já fazem isso há algum tempo. Também pode minimizar os uivos, o desejo de fugir e brigar com outros machos.

Tanto em gatos quanto em cães, quanto mais se esperar, maior será o risco de a cirurgia não funcionar, pois o animal já pratica o comportamento há mais tempo, reforçando assim o hábito.

  • Outros problemas comportamentais que podem ser aliviados pela castração/esterilização incluem:
  • Certos tipos de comportamento agressivo.

Fugir e andar sem supervisão fora de casa, especialmente quando as fêmeas estão no cio.

Latido excessivo.

Comportamentos no cio, como uivar/vocalizar e rolar.

É importante entender que, embora a castração possa ser útil na resolução de certos problemas de comportamento, alguns desafios comportamentais podem exigir diferentes abordagens além da esterilização.

Além disso, embora ter seus animais de estimação esterilizados ou castrados possa ajudar a conter certos comportamentos indesejáveis, isso não mudará suas personalidades – embora ajude a mudar o temperamento.

Redução de custos

Quando você considera os potenciais custos médicos a longo prazo para um animal de estimação não castrado, as economias oferecidas pela castração são claras, especialmente considerando a infinidade de clínicas de castração de baixo custo disponíveis.

Cuidar de um animal de estimação com câncer no sistema reprodutivo ou piometra pode facilmente custar centenas ou, não raro, milhares de reais. 

Nos casos em que cães e gatos não castrados possam brigar, o tratamento de suas lesões relacionadas também pode resultar em altos custos veterinários.

Fêmea castrada não entra no cio

Quando o animal é castrado, os órgãos reprodutores são retirados e impedem que os hormônios sexuais se concentrem. Quando isso ocorre, as características naturais do cio (aumento da vulva, corrimento, receptividade ao macho) deixam de se apresentar.

No entanto, pode acontecer de a cirurgia não ser tão bem-sucedida e o animal continuar a apresentar essas características. Desse modo, recomendamos que você o leve a um veterinário para entender o que pode ter ocorrido.

Como cuidar do animal após a castração?

Quando o procedimento estiver concluído e seu animal de estimação estiver acordado e pronto para ir para casa, ele receberá alta com instruções de cuidados pós-operatórios.

Eles também podem receber analgésicos apropriados para evitar dores após a cirurgia, além de medicamentos para a limpeza dos pontos.

Dependendo do tamanho, idade e estado de saúde do seu pet, há uma chance de seu veterinário optar por mantê-lo sob observação por algumas horas ou dias extras. Você também pode precisar levar seu animal de estimação de volta ao veterinário após cerca de 7 a 10 dias para remover os pontos.

Certifique-se de conversar com o veterinário do seu animal de estimação se tiver alguma dúvida.

Caso não tenha, marque uma consulta em uma das clínicas Apaixonados Por Quatro Patas, nossos veterinários vão atender você e seu peludo com muito prazer.

Compartilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados

CONTATO

Endereço Matriz:

Rua Cachambi, 08 - Meier – Rio de Janeiro / RJ

Email

contato@apaixonadosporquatropatas.com.br

Atendimento Telefônico

Segunda a Sexta de 8h às 20h. Sábados de 9h às 17h.

SIGA A GENTE

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

© 2022 | Apaixonados por Quatro Patas | Direitos Reservados

plugins premium WordPress