Top 10 curiosidades sobre cães
Filhotes, adultos ou velhos, brancos, marrons, pintados, com ou sem manchas e até o famoso caramelo, tem coisas na vida de um cão que não deixam de existir.
Por mais que tenham personalidades diferentes, características que mudam de raça para raça e de criação para criação, estes animais permanecem os mesmos em muita coisa.
E hoje, neste texto, você vai descobrir dez delas. Continue lendo!
1 – A audição dos cachorros é melhor que a dos humanos
Provavelmente você já ouviu isso, e uma prova de que a audição destes animais é muito melhor do que as nossas está no portão, ou melhor, além dele.
Quantas vezes não foi seu pet que anunciou a chegada do seu marido, esposa, namorada ou filhos?
Os cães conseguem escutar passos e movimentos que indicam que alguém está próximo.
Estes animais possuem a capacidade de perceber e ouvir sons que são inaudíveis para nós, humanos, especialmente em frequências mais altas.
Enquanto o ouvido humano capta sons que estão em uma faixa de vibração entre 20 e 20.000 ciclos por segundo, nessa mesma frequência, os cães podem alcançar sons entre 18 e 40.000.
Nesse processo de percepção as orelhas, assim como as narinas, se movimentam para facilitar a captação dos sons.
2 – Impressão digital no focinho
Irmãos de idades diferentes ou até mesmo gêmeos, não importa, as digitais serão diferentes.
E assim como no mundo dos seres humanos, no mundo dos nossos amigos de quatro patas isso também acontece.
Mas ao invés de terem essa “marca” exclusiva em seus dedos, ou melhor, nas almofadinhas das suas patas, eles a têm no focinho.
Para ver, olhe bem de perto o focinho do seu pet. Você verá linhas que formam um caminho único, assim como dos nossos dedos.
Viu? Pois é, até nisso seu pet é único!
3 – Cachorros enxergam cores
A ideia de que cachorros enxergam apenas cinza foi muito disseminada há um tempo, e você mesmo deve ter acreditado nela.
Mas, na realidade, isso não é uma verdade, e sim um mito!
Os cães conseguem ver cores, mas, por terem apenas dois cones receptores de cor – enquanto nós, humanos, temos três -, eles não são capazes de distinguir todas.
Olhando a lista de cores primárias, que são o vermelho, verde e azul, eles não enxergam o verde.
É por isso que sempre que essa cor e suas tonalidades secundárias aparecem, o cachorro passa a enxergar tudo mais apagado e puxado para o cinza.
Veja também o nosso texto “Top 10 curiosidades sobre gatos”, clicando aqui.
4 – Os cães têm cerca de 100 expressões faciais
Os cachorros podem até não falar, mas é inegável o fato de que eles arrumam um jeito único de se comunicarem com os seus donos através das expressões faciais. E não são poucas, viu? Estima-se mais de 100, sendo a maior parte delas com a ajuda da sobrancelha e das orelhas.
5 – Eles não entendem tudo o que os humanos dizem
Apesar de serem portadores de uma potente audição e de uma inteligência que surpreende todos os dias, os cães não conseguem entender todas as palavras que dizemos.
Pesquisadores da Universidade Eötvös Loránd em Budapeste, na Hungria, chegaram à essa conclusão após um experimento feito com uma técnica de eletroencefalografia;
Esta técnica fazia uma espécie de monitoramento com eletrodos nas cabeças dos animais.
Segundo os especialistas, os cachorros não conseguem prestar atenção em diferenças sutis entre as palavras.
Eles entendem as que já são conhecidas, especialmente quando ligadas a comandos, mas feita uma pequena alteração na tonalidade e no jeito de falar, o cãozinho não consegue perceber.
6 – Seu pet soa pela (almofadinha da) pata
Diferentemente dos humanos, que têm glândulas sudoríparas espalhadas por diferentes partes do corpo, os cães têm um ponto específico do corpo para liberarem o calor.
Sabe aquela parte macia que fica embaixo de suas patas? É ali mesmo. Estas “almofadas”contam com um grupo de células responsável por essa função.
Elas trocam calor através da posição dos pelos e pela boca também! Não é todo mundo que tem essa percepção!
Veja também o nosso texto “Conheça a história de animais resgatados”, clicando aqui.
7 – O olfato do cão é mil vezes mais sensível que o dos seres humanos
O focinho de um cachorro guarda outra capacidade além de portar sua “digital” .
Seu formato não é por acaso: ele permite que um cão inspire por um lado e expire por outro, o que permite a captura de mais elementos a cada fungada.
A umidade no focinho, que faz com que a região fique gelada, e isso também tem sua função: ela faz com que as partículas presentes no ar fiquem mais ativas.
E não para por aí: eles têm a habilidade de discernir de que direção o cheiro está vindo; conseguem captar emoções através do aroma que sentem, e, ainda, se irá chover em breve.
Isso tudo acontece graças às várias células olfativas presentes nos cachorros, cerca de 300 milhões.
8 – 66 filhotes em 6 anos
Alguns tutores castram seus pets por diversos motivos: deixá-los mais calmos, evitar que cruze com o cachorro do vizinho, evitar doenças.
Porém, outros preferem deixar seu animal de estimação do mesmo modo como veio ao mundo. Se você for esse tipo de tutor, essa curiosidade pode te salvar.
Sabia que, se não for castrada, uma cachorra pode ter 66 filhotes em 6 anos. O que dá, aproximadamente, 10 filhotes por ano.
9 – Correr a 30 km/h
Talvez você não seja muito de caminhada, mas seu pet é, e, além disso, ele foi feito para correr.
Em média um cachorro pode correr a 30km/h, mas a depender da raça, podem ir bem mais além.
10 – Barriga pra cima
Assim como nós, seres humanos, não nos sentimos íntimos e à vontade com qualquer pessoa, assim são os cachorros.
Em nós, um dos sinais de que estamos à vontade, é que falamos abertamente sobre nossa própria vida, brincamos com a outra pessoa.
Se o seu pet conseguisse falar talvez ele faria o mesmo, mas, já que não consegue, ele dorme de barriga pra cima.
Mostrando que se sente à vontade com os seus tutores e com o ambiente.
Sabe o que também é bom ficar sabendo sobre seu amigo de quatro patas? Se a saúde dele vai bem. Clique aqui e procure a unidade Apaixonados mais próxima de você para um Check-up no seu pet.
Cães – top 10 – curiosidades – pet