Não abandone, doe
Por descuido na hora da escolha do pet, por não estar pronto para adotar, muitas pessoas se arrependem da adoção.
E como não encontram outro meio para ficarem livres do animal, abandonam.
Milhares de animais são abandonados e maltratados. Os números são alarmantes, e isso somente no Brasil.
Veja mais!
Veja também o nosso texto “Como doar animais de maneira responsável”, clicando aqui.
O Brasil e os 185 mil animais abandonados
Segundo uma notícia da CNN Brasil, em 2022:
“O Brasil possui quase 185 mil (184.960) animais abandonados ou resgatados após maus-tratos, sob a tutela de organizações não governamentais (ONGs) e grupos de protetores.”
Sendo que deste total 177.562, o que corresponde a 96%, eram cães e 7.398, 4%, eram gatos.
Segundo relatório das ONGs quanto ao resgate, “há uma proporção maior de animais que foram vítimas de maus-tratos, perto de 60%, e os 40% restantes são resultados de abandonos”.
As motivações para isso podem ser várias, mas dentre as principais podem estar, além da falta de aptidão para ter um animal de estimação, o erro na hora da escolha do pet.
Por não terem feito uma pesquisa satisfatória antes de adotarem, pessoas não conseguem lidar com as características de cada animal.
Com isso surgem as agressões, e tudo culmina no abandono.
Veja também o nosso texto “Conheça a história de animais resgatados”, clicando aqui.
Abandono é crime
Uma das épocas do ano em que mais acontecem abandonos de animais, quando as ONGs mais ficam cheias, são nas festividades de fim de ano.
Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), acredita-se que um dos principais motivos seja a saída de férias das famílias.
O Conselho acredita que na falta de alguém para deixar o animal de estimação ou por não terem recursos financeiros para contratar um cuidador ou hotel os tutores decidem optar pelo abandono.
Para aqueles que não sabem o abandono de animais é considerado crime, segundo a Lei 9.605/98, artigo 32.
E não só os animais de estimação se enquadram no abandono, mas qualquer animal silvestre ou demesticado, sejam eles nativos ou exóticos.
A pena para quem comete este crime é detenção de três meses a um ano, e multa.
Como você pode ajudar
O abandono de animais é algo que por mais que diminua vai continuar acontecendo. E você pode ter um papel importante para ajudar estes animais que foram descartados pelos seus donos.
Uma das coisas que você mesmo pode fazer é trabalhar ativamente para o resgate desses animais.
Algumas pessoas, de tempos em tempos, fazem este tipo de trabalho.
Passando por uma avenida ou estrada, se deparam com um animal abandonado. Ali elas o resgatam e levam para o veterinário fazer um Check-up.
Depois decidem se vão ficar com ele ou se vão colocá-lo para adoção.
Outra coisa que você pode fazer é pesquisar pelas ONGs de resgate de animais ou outros grupos independentes para fornecer recursos e apoio.
Seja ajudando financeiramente ou no trabalho diário de resgate de animais, cuidados médicos, compra de remédios e tantas outras demandas.
Se você fez um trabalho de resgate já sabe que o próximo passo é levar este animal ao veterinário. Clique aqui e procure pela unidade Apaixonados mais próxima de você e marque um Check-up. Será um prazer ajudar!
Abandono – animais – maus-tratos – crime