Castração de gato: o que você deve saber antes de submeter seu Pet

A castração de gato é um assunto muito importante para todo e qualquer dono de um bichano. Especialmente para aqueles que já submeteram algum animal ou procedimento e que conhecem a sua importância e seus benefícios.

Mas, ao mesmo tempo, a castração de gatos também levanta diversas dúvidas para quem ainda não teve um animal que passou pelo procedimento.

Dúvidas do tipo “a castração é segura? Causa dor no animal?” e “É necessária ou obrigatória? Trás vantagens para o gato/gata?” são muito comuns, principalmente em donos de pet de primeira viagem.

Pensando nisso, preparamos este artigo completo, com tudo que você precisa saber sobre a castração de gatos.

O que é a castração de gatos?

A castração de gatos é um procedimento cirúrgico feito sob anestesia geral que visa esterilizar o animal e prevenir gestações indesejadas.

A cirurgia, que sempre deve ser realizada por profissionais qualificados, possui alguns objetivos importantes.

São eles:

  • Gestação indesejada: A menos que você planeje que seu gato tenha filhotes, provavelmente não vai querer uma ninhada de gatos. Pode ser extremamente difícil evitar que um gato intacto se reproduza: se os animais podem sair, pois eles cedo ou tarde irão encontrar um parceiro.
  • Um gato mais calmo: Gatos castrados tendem a ser muito mais calmos. Os machos ficam menos agressivos com outros gatos, passeiam menos. As fêmeas não miam tanto e não recebem tanta atenção de machos procurando uma nova parceira. 
  • Um gato mais saudável: Gatos castrados têm menos probabilidade de contrair doenças, tais como o FIV, vírus da imunodeficiência felina, o equivalente ao HIV nos gatos, que é espalhado por mordidas e comportamento de acasalamento. Também remove o risco de câncer ovariano e testicular.  
  • Uma casa mais limpa: Os machos castrados param de marcar território em casa com seu xixi, pois não estão procurando por uma fêmea para cruzar.

Uma vez que a castração é feita sob anestesia geral, o animal não sente dor durante o procedimento. Entretanto, o felino pode vir a sentir algum desconforto e dores leves por um ou dois dias após a operação.

Nestes casos, o veterinário responsável pela operação normalmente indicará medicamentos para a dor.

Ainda após a castração, gatos passam a sofrer com algumas alterações metabólicas, que devem ser conhecidas pelos donos.

  • Redução de cerca de 30% da taxa metabólica basal;
  • Diminuição da necessidade energética diária (NED) em aproximadamente 33%;
  • Aumento de 22% na ingestão voluntária de alimentos.

A castração de gatos é obrigatória?

A castração de gatos e cachorros se tornou obrigatória em todo o território brasileiro no ano de 2017, com a entrada em vigor da Lei 13.426/2017.

A lei estabelece a castração como método de controle de natalidade e superpopulação de cães e gatos no país.

Prefeituras ficaram obrigadas a realizar campanhas de conscientização para que donos submetam seus animais a castração. Bem como realizar campanhas de verificação de carteirinhas nas residências do município para se certificar que os donos estão com os animais vacinados e castrados.

Donos que não fizerem a castração dos seus animais estão passíveis de serem multados pela prefeitura. Que por sua vez, deve disponibilizar o serviço de castração gratuitamente, utilizando recursos advindos dos impostos.

No entanto, ainda existe muita lentidão na adoção dessa lei em grande parte do país. Porém, é importante manter em mente que, legalmente, a castração de gatos e cães é obrigatória sim.

Por que é importante fazer a castração de gatos (machos e fêmeas)

Castrar um gato ou uma gata é muito importante para donos que desejam ter animais mais tranquilos, com maior tempo de vida e menor predisposição a doenças.

Isso porque a castração torna o felino muito mais tranquilo e com instinto de reprodução diminuído.

Gatos e gatas que passam pela castração passam a ter uma expectativa de vida, com qualidade, duas vezes maior que animais não castrados.

Por fim, a castração também é importante por

Quais os benefícios de fazer a castração de gatos no tempo certo

Agora que você já sabe e entende a importância de fazer a castração do seu gato ou da sua gata, é hora de avançar mais um pouco.

E conhecer também quais são os benefícios e vantagens de submeter o seu felino a castração:

  • Redução do risco de câncer de mama: a castração de gatas fêmeas é extremamente benéfica para a prevenção do câncer de mama, uma das doenças que mais mata os animais da espécie.
    Isso porque a castração interrompe a produção do hormônio progesterona, que é uma das causadoras da doença.
  • Diminui o risco do câncer de testículos: a castração reduz muito as chances de uma neoplasia testicular em machos.
  • Diminui a procura do macho por fêmeas para cópula: Depois da castração, o macho felino fica muito mais tranquilo. Suas saídas de casa para buscar fêmeas para procriar diminui drasticamente, assim como fugas para brigas com outros gatos e o risco de atropelamentos
  • Diminuição do risco de piometra: a castração da fêmea previne a piometra, uma infecção no útero muito comum em gatas de meia-idade, que podem se espalhar para os ovários da felina.
  • Acaba com o cio: as gatas não passam mais pela fase conhecida como “cio” após a castração. Isso é conveniente para o dono do animal pois a gata perde o instinto de procriação, ficando mais tranquila e caseira.
  • Acaba com a demarcação de território: outra vantagem da castração de gatos é que ela acaba com a demarcação de território com urina que os machos fazem. Tal instinto é totalmente eliminado dos felinos após o procedimento.
    Outro benefício relacionado é que o gato castrado tem o odor da sua urina diminuído.
  • Redução da agressividade: independente do felino ser fêmea ou macho, após a castração a agressividade natural do animal é bem reduzida, e tanto um gato quanto uma gata passam a ficar mais dóceis com seus donos.

Algumas desvantagens da castração de gatos

Apesar dos muitos benefícios e vantagens que a castração traz tanto para o gato(a) quanto para seus donos, também há seus pontos negativos.

Ou seja, a castração de uma gata ou de um gato também traz algumas desvantagens.

  • A castração é permanente: Um gato ou uma gata castrados nunca mais poderão se reproduzir. Então, se você deseja que seu pet tenha filhotes em algum momento, é importante considerar que a castração elimina essa possibilidade.
  • Pode fazer o seu bichano engordar: Os gatos castrados passeiam menos, comem mais e tem uma leve redução da taxa metabólica, o que normalmente pode levar o felino ao ganho de peso. Quando o ganho de peso acontece após a castração, recomenda-se um controle da dieta do animal, sempre sob a supervisão de um veterinário.  
  • O custo do procedimento: O custo da castração de gatos pode variar de clínica para clínica. Normalmente, a castração das fêmeas é um pouco mais cara. Seu veterinário vai apresentar um orçamento e dar todas as informações necessárias. Caso decida adotar um gato resgatado, pode ser que a castração já tenha sido feita pelo próprio abrigo.

Vale pontuar aqui que as desvantagens da castração não devem desestimular o dono a submeter o animal ao procedimento.

Primeiramente, porque a castração dos gatos possui mais benefícios que desvantagens para o animal e para o seu dono.

Segundo, por conta da Lei 13.426/17, a castração será amplamente obrigatória e verificada nos próximos anos.

O que a castração de gatos previne além da procriação

Além da capacidade de procriação, a castração de gatos também serve para prevenir diversos problemas de saúde nos felinos.

Algumas delas altamente letais, e que dificilmente podem ser tratadas até a cura definitiva do animal.

Nas fêmeas, a castração diminui em cerca de 80% o risco do câncer de mama, reduzindo também o risco de mastite.

Para as bichanas, a castração também promove equilíbrio hormonal e previne vários problemas uterinos.

Nos machos, a castração diminui, em termos de doença, as chances do animal desenvolver câncer de próstata.

Como a castração de gatos é realizada

Antes de submeter o seu gato ou a sua gata a castração, é fundamental escolher uma boa clínica veterinária. Assim como realizar os exames de risco cirúrgico para saber se está tudo bem com o animal.

E se ele está com a saúde em dia e apto para realizar a cirurgia sem grandes problemas.

A cirurgia, tanto para um gato macho quanto para uma fêmea, é bem simples em geral.

Nos gatos, os testículos são removidos do animal, que a partir de então se torna infértil. Afinal, depois da cirurgia o bichano não consegue mais produzir testosterona.

A castração de gatos machos pode ser feita a partir dos seis primeiros meses de vida do animal. Durante o procedimento, para evitar qualquer dor ou complicação, o gato é colocado em anestesia geral.

Já no caso das gatas, a castração também pode ser realizada a partir dos seis meses de vida da felina, ou depois do primeiro cio. Para a cirurgia, a gata também é colocada em anestesia geral.

Na castração da fêmea, o útero, as tubas uterinas e os ovários são removidos por meio de uma pequena incisão.

É possível fazer a castração sem a remoção dos ovários da gata. Porém, não é uma opção indicada em praticamente nenhum cenário, pois a fêmea continua tendo seus períodos de cio e atração do macho.

Em relação ao tempo de recuperação, os gatos e gatas precisam de cerca de 7 a 10 dias para cicatrização da incisão. Entretanto, alguns animais já se sentem bem dispostos e apresentam cicatrização avançada a partir de três dias após a cirurgia.

O que considerar antes de submeter o seu gato ou gata a castração e como preparar o animal para a cirurgia

Existem alguns pontos que devem ser sempre considerados antes de submeter um gato à castração. Como, por exemplo, se deseja que o animal tenha filhotes antes da castração, se os benefícios que a operação proporciona ao animal superam as desvantagens na visão do dono, etc…

Uma vez que a decisão de submeter o seu gato ou gata a cirurgia de castração, é fundamental observar algumas condições prévias. Para garantir que o animal está preparado para passar pela cirurgia sem riscos.

O primeiro deles é observar o tempo de vida do animal, que deve ser sempre de, no mínimo, seis meses.

Outro ponto muito importante na preparação para a cirurgia é observar se a gata ou o gato está em bom estado de saúde. Se está forte e bem nutrido, pois a castração de gatos pode se tornar perigosa se o animal estiver magro demais.

Especialmente no dia da cirurgia é fundamental fazer com que o felino passe um tempo em jejum.

Para água, o jejum que o bichano deve encarar é de pelo menos seis horas ininterruptas, o mesmo vale para quaisquer outros líquidos. Já para alimentos duros como ração e carne, por exemplo, o tempo mínimo de jejum deve ser de 12 horas.

Para a operação, em alguns casos é normal que o veterinário peça para você providenciar alguns itens como:

  • Caixa de transporte para levar o gato;
  • Manta para enrolar o gato após sair da cirurgia, a anestesia costuma dar frio;
  • Colar elizabetano para colocar após a castração.

Escolhendo a clínica para castração: o que você deve considerar

Para finalizar, você também deve saber escolher muito bem a clínica veterinária e os profissionais para fazer a castração do seu gato.

Em linhas gerais, sempre busque por clínicas que tenham boas avaliações na região em que você mora. Pesquise bem pelo nível de satisfação, e também de desaprovação e queixas, de outras pessoas que foram clientes.

Busque saber mais sobre o quadro de profissionais que trabalham na clínica, principalmente os veterinários. Afinal, são eles que vão realizar a castração no seu felino.

Saiba também todos os serviços além da castração que a clínica oferece ou deixa de oferecer, como tosa e banho para dar exemplos. É interessante poder contar com uma clínica que entregue diversos serviços recorrentes.

E claro, verifique quais são os custos da cirurgia de castração do seu gato e compare o custo-benefício com outros concorrentes, se assim desejar.

Agora, se você não quer perder muito tempo pesquisando, saiba mais sobre o que você pode esperar ao escolher a Apaixonados por Quatro Patas para fazer a castração do seu gato.

Para isso, é só clicar no botão abaixo.

➥ Quero saber mais sobre a castração de gatos da Apaixonados por Quatro Patas

Compartilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados

Animais

Primeiros socorros para pets ferido

Primeiros socorros para pets ferido Existem situações que jamais queremos passar, mas isso não significa que não precisamos estar preparados para caso venham a acontecer.

Leia Mais »
Animais

O seu pet e o vírus da raiva

O seu pet e o vírus da raiva A raiva é uma doença quase universal, somente alguns países, como Japão, Havaí, Reino Unido, Austrália, Nova

Leia Mais »