SOMOS A MAIOR REDE DE CLÍNICAS POPULARES DO BRASIL

Vacinas para cachorros: conheça as principais agora mesmo!

Você sabe quais são as principais vacinas

Não existem dúvidas que as vacinas são uma das maiores conquistas da Ciência Moderna.

Graças a esse advento, epidemias que dizimaram populações inteiras puderam ser controladas. São elas também que promovem maior proteção contra várias doenças que podem causar sequelas graves e levar à morte.

Não é à toa que existem campanhas anuais em todo o mundo para a vacinação contra diversas doenças.

Assim como para os humanos, as vacinas para cachorros são extremamente importantes. E neste artigo, você conhecerá as principais vacinas que cães precisam tomar para ter uma vida com muito mais saúde.

1 – Vacina Antirrábica – a mais importante vacina para cachorros

Vamos começar com a que é tida por muitos como a mais importante das vacinas para cachorros, a antirrábica.

A raiva é uma doença viral e transmissível para os seres humanos. Ela fica alojada nas glândulas salivares dos animais, por isso, o principal sintoma é uma espuma que sai pela boca.

De acordo com o protocolo mundial, essa vacina é obrigatória em todos os países, tanto para cães como para gatos. E a razão dessa obrigatoriedade é muito simples e bem justificada.

Também conhecida como hidrofobia, a raiva possui uma taxa de mortalidade que beira os 100%, tanto para humanos quanto para animais.

Um cão, quando atinge a fase dois da doença, geralmente não sobrevive por mais de 48 horas. Um ser humano acometido pela doença, geralmente vai a óbito entre 5 a 7 dias.

Por isso é tão essencial vacinar seu cão contra a raiva. Após 14 dias da aplicação o animal já estará protegido. Porém, é recomendado que o mesmo tome doses de reforço.

2 – Vacina Óctupla – V8

A Vacina Óctupla, também chamada de V8, trata-se de uma polivalente que protege os cães de diversas doenças consideradas graves.

Essa vacina deve ser aplicada durante os primeiros 45 a 60 dias de vida. E a proteção deve ser complementada com mais duas doses (três no total) com um intervalo entre doses de 25 dias.

Uma vez completa a proteção do seu cachorro com a V8, o animal estará protegido contra as seguintes patologias:

  • Cinomose: É uma doença viral, altamente contagiosa e com alta letalidade, que atinge desde filhotes a adultos e pode levar à falência de diversos órgãos.
  • Quatro tipos de leptospirose: Doença que atinge os rins e fígado dos cachorros e que pode ser transmitida para humanos, altamente letal.
  • Gripe Canina: Uma infecção que não é letal para o cachorro, mas que é muito desconfortável para o seu pet.
  • Parainfluenza: Doença que provoca problemas respiratórios e é altamente contagiosa, por isso ela é tão importante.
  • Parvovirose: doença que pode ser fatal por atingir o coração e o sistema gastrointestinal.
  • Coronavirose: Causada por uma cepa do coronavírus, trata-se de uma infecção no trato gastrointestinal que pode ser contagiosa.
  • Hepatite Infecciosa Canina: Doença que causa problemas no fígado e é bastante agressiva para os cães.

Vacina V10

A Vacina V10 pode ser considerada como um complemento ou uma atualização para a vacina V8.

Ela protege o cachorro que toma a injeção das mesmas doenças que Vacina Óctupla. No entanto, ela possui proteções contra mais duas variações de leptospirose canina.

Ela deve ser reforçada com uma nova dose todos os anos, junta a uma dose de reforço da V8.

3 – Vacina contra Leishmaniose

A proteção contra a leishmaniose é outra das principais vacinas para cachorros.

A leishmaniose canina é uma doença causada por um parasita. Ela afeta o sistema imunológico do cachorro e pode ser transmitida para os humanos por meio de um mosquito que pica o cão contaminado e depois a pessoa.

Por isso, ela é perigosa não apenas para o cão, mas também para o seu dono e quem convive com o animal.

A proteção deve ser feita por meio da vacina em cães que tenham pelo menos quatro meses de vida, que estejam saudáveis e não tenham leishmaniose.

A imunização é feita por meio de três doses, que são administradas em um intervalo de 21 dias. O cachorro deve tomar uma dose de reforço para essa vacina todos os anos.

4 – Vacina de Gripe Canina

Também conhecida como tosse dos canis, a gripe canina é muito comum durante o inverno. Sendo uma infecção viral que ocorre, com muito mais facilidade, durante os dias e meses mais frios do ano.

Ela tem sintomas bem parecidos com os da gripe que acomete humanos; falta de apetite, tosse, espirros e secreções no nariz.

Felizmente, a gripe canina não é letal e pode ser facilmente prevenida pela vacina.

Ela já pode ser administrada no doguinho a partir de 8 semanas de vida. Uma dose de complemento deve ser tomada dentro de um período de duas a quatro semanas depois da primeira dose.

A proteção está garantida após 21 dias da administração da segunda dose. Uma dose de reforço deve ser administrada anualmente.

5 – Giárdia

Vamos fechar a nossa lista das principais vacinas para cachorros com a vacina para a giárdia.

A giárdia é uma infecção causada por um parasita que entra no animal e fica no intestino, onde começa a desenvolver o problema e os sintomas começam a aparecer.

Geralmente, o contágio com o parasita acontece quando o cachorro comeu algo contaminado. O contágio também pode ser causado pela água contaminada, daí está o reforço na importância de sempre trocar a água do seu cão e mantê-la limpa.

A giárdia é uma doença com potencial letalidade que pode ser ou não assintomática. Quando um cão com a doença manifesta sintomas, normalmente são os seguintes:

  • Diarreia
  • Perda de peso
  • Desidratação
  • Muito vômito
  • Dores abdominais

Quando a doença é assintomática, ela pode evoluir rapidamente para quadros letais. Por causa disso que é tão importante que o animal tome a vacina e fique protegido.

A vacina para o cachorro ficar protegido é administrada quando ele tem 12 semanas de idade. São aplicadas duas doses com intervalo de três a quatro semanas e deve ser feito um reforço anual de dose única.

E o seu amigo de quatro patas, hein? Está com a vacinação em dias?

Viu só como as principais vacinas para cachorros são importantes para garantir uma vida mais longa e saudável para o seu cachorro? Sem falar que algumas delas também protegem você por tabela?

É fundamental sempre conferir se o seu animal está com todas as vacinas em dia.

Caso não esteja tudo ok, procure o quanto antes uma boa clínica veterinária para colocar as proteções do seu animal nos conformes.

Compartilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados

CONTATO

Endereço Matriz:

Rua São Januário 527 - São Cristovão

Email

contato@apaixonadosporquatropatas.com.br

Atendimento Telefônico

Segunda a Sexta de 8h às 20h. Sábados de 9h às 17h. Tel: (21) 3090 0700

SIGA A GENTE

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

© 2022 | Apaixonados por Quatro Patas | Direitos Reservados