Ajudando seu pet a mudar de casa
Não é só você que sofre com a mudança de lar, seu pet também não curte muito.
Primeiro, provavelmente, seu pet teve de sair de uma casa, onde seus irmãos estavam, para ir para outra casa morar com pessoas estranhas. Como ele era filhote nem deve ter ligado muito.
Mas agora, depois de ter todo um cantinho só dele, uma rotina estabelecida há tempos, lugares favoritos já marcados…mudar vai dar trabalho.
E já basta o planejamento da mudança, a logística, a embalagem das caixas, o transporte e a dúvida quanto aos novos vizinhos.
Por isso que neste post vamos tirar um peso desta caminhonete e fazer com que sua mudança seja algo mais leve, quando o assunto é seu pet.
Veja também o nosso texto “O que fazer quando for adotar um pet?”, clicando aqui.
Leve seu pet para visitar
Quando o novo lar for escolhido, que tal levar seu pet para ver como é?
Assim ele já vai se acostumando com o ambiente antes de você começar com toda a correria para se mudar.
Nessa visita seu pet vai mapear o local, com certeza vai querer marcar território – então leve um tapete higiênico – ver quais os lugares que ele mais gostou.
A partir desta primeira visita o local para o seu pet fazer xixi e se alimentar já podem ser definidos e sinalizados para ele.
E não para por aí, brinque com ele por todo o ambiente.
Desse modo ele vai associar o prazer de brincar, também, àquele lugar.
Cada um tem seu tempo
Falando da pós-mudança saiba que assim como os seres humanos, os animais também têm seu próprio tempo de adaptação.
Há uma diferença entre cães e gatos quanto a isso. Nos cachorros este tempo de adaptação às novas situações é mais curto.
Mas mesmo assim dê alguns dias para o seu amigo se acostumar com o novo lar, mapeando melhor o território, se acostumando com o novo lugar para fazer suas necessidades.
O certo é que você e os outros moradores do novo lar vão precisar de paciência durante este tempo.
Ainda mais porque seu animal de estimação pode apresentar um comportamento diferente do normal, como tentativas de fuga, destruir alguns objetos e marcar território no lugar errado.
Nessas horas é importante acolher seu pet com mais amor e carinho do que antes e fazer de tudo para que ele se sinta confortável.
Veja também o nosso texto “Top 10 curiosidades sobre gatos”, clicando aqui.
Rotina
Mesmo a casa sendo nova a rotina pode continuar sendo a mesma.
Seu pet acabou de passar por uma grande mudança: perdeu seus amigos na rua, os locais da antiga casa de que mais gostava, a segurança que aquele antigo lar passava.
Mudar a rotina só vai piorar as coisas, deixando-o mais estressado e irritado.
Calma! Tudo vai dar certo
A mudança foi complicada, depois dela ainda vem a parte chata de desembalar tudo e ir guardando no lugar, achar um novo canto para quadros, porta-retratos.
Por isso, tenha paciência com o seu amigo. Ainda mais porque o estresse que você transmite para ele só vai piorar as coisas.
Sim, os primeiros dias são complicados, mas a tendência é que tudo volte ao normal depois da adaptação.
Vai mudar com o seu pet e está preocupado se no novo lar tem veterinário próximo? Clique aqui e procure pelas unidades Apaixonados mais próximas do seu novo lar. Aproveite e nos faça uma visita!
Mudança – casa nova – pet – rotina